(30.03.10)

COMPARTILHANDO
: Categoria para compartilhar experiências de jovens profissionais, como participação em processos seletivos, comportamento no ambiente de trabalho, comentários sobre entrevistas de emprego, etc. As experiências poderão ser relatadas através de pseudônimos para não expor os protagonistas das histórias. Neste caso, nossos personagens serão sempre o João e a Maria. :)


No final de 2008, João participou de sua primeira dinâmica de grupo em um processo de trainees. Ele já tinha participado de dinâmicas para estágio, mas imaginou que, pelo perfil dos candidatos procurados em programas de trainee, desta vez seria um pouco mais complicado e diferente. A empresa era a ALL (América Latina Logística), e as dinâmicas aconteceram depois de uma etapa de triagem e testes online.

João chegou ao local se sentindo nervoso, mas encontrou um colega de faculdade no mesmo grupo de dinâmicas e aproveitou para conversar um pouco e relaxar. Logo a representante da consultoria iniciou a etapa, primeiro com uma apresentação da empresa e em seguida orientando os candidatos a montarem suas apresentações pessoais.

João ficou impressionado com a qualidade dos candidatos. Como era seu primeiro processo, ele não estava acostumado às exigências e pré-requisitos que as seleções de trainee envolvem. Mas fez sua apresentação de forma direta e completa, e se sentiu confortável.

Em seguida, chegou a hora da discussão em grupos. O case envolvia a instalação de uma empresa em uma cidade pequena, e um dos grupos deveria defender o projeto, e o outro atacá-lo. João ficou no grupo de defesa, e procurou mostrar seu ponto de vista e participar da discussão de forma ativa. Enquanto a discussão aconteceu entre seu grupo, tudo estava indo bem...

Após alguns minutos, foi o momento de as duas equipes se confrontarem, apresentando seus argumentos a favor ou contra o projeto, e tentar buscar um acordo. Com o passar do tempo, algumas pessoas começaram a se exaltar, falar cada vez mais alto e levantar da cadeira para discutir, enquanto as outras continuaram sentadas, vendo a discussão acontecer. O João achou que alguma coisa estava errada, pois cerca de 6 pessoas estavam ali, falando sobre o projeto quase aos gritos, mostrando um comportamento mal educado e desrespeitoso, e nem a representante da consultoria, nem o responsável pelo RH da ALL faziam nada para organizar a confusão.

Algumas pessoas levantaram o braço, tentando conseguir um espaço para participar da conversa, mas foram ignoradas. Depois de um tempo, o RH da empresa falou "pessoal, vamos dar espaço pra quem está pedindo a vez", e uma menina conseguiu opinar, mas logo todos voltaram a falar ao mesmo tempo. O impulso que o João sentiu era de levantar e sair, porque ele só conseguia pensar: "É em um ambiente assim que eu trabalhar? O que eu estou fazendo aqui?".

Ele não foi embora, esperou até que o tempo da discussão terminasse e a dinâmica fosse encerrada, mas saiu um pouco desiludido de lá, pensando que talvez não pudesse ser um trainee. Com o tempo, ele descobriu que cada empresa tem um perfil e que a ALL, assim como outras, é uma empresa bastante competitiva e agressiva, e que são pessoas assim que eles buscam. Para essas empresas, ele pode não ter o perfil, mas com certeza existem outras em que ele pode se encaixar perfeitamente, é só saber buscar.

* E você, já participou de uma dinâmica com esse perfil mais agressivo? O João não gostou muito... e vocês, o que acharam? Se quiser que sua experiência apareça no "Quem quer ser trainee?", anonimamente ou não, nos envie um e-mail: quemquersertrainee@gmail.com.

7 comentários

  1. Bruno // 30 de março de 2010 às 11:10  

    Nossa, fiquei impressionado com a história. Muito interessante.
    Eu ainda não participei de nenhum processo de trainee, no momento estou inscrito em 6 e aguardo pelos testes online.
    Com certeza também não me encaixaria numa empresa como esta, mas vale a experiência.
    Por isso que querendo ou não, você deve ser você mesmo, imagina fingir-se de agressivo e impulsivo para entrar numa empresa sendo que você é uma pessoa calma e pensadora. Caso você entre, não irá aguentar trabalhar lá sequer 1 mês.
    Sinceridade sempre!
    Abração meninas!

  2. Marianne // 31 de março de 2010 às 10:27  

    Oi Bruno!
    Pois é, eu nunca passei por uma dinâmica desse tipo em processos de Trainee, somente em processo de Estágio. E a vontade é essa mesma, de levantar e ir embora. Na minha dinâmica um grupo tinha que defender a indústria do tabaco e o outro rebater, na tentativa de fazer as pessoas dos grupos mudarem de opinião. E o pior é que o RH da empresa colocou os grupos frente a frente no meio da sala, então a discussão quase partiu para a agressão física.
    O mais triste foi descobrir depois que a maioria das pessoas que havia sido aprovada fazia parte do grupo que tinha discutido alto e gritado com os outros.. Mas uma coisa valeu a pena, depois daquele ano nunca mais tentei os processos daquela empresa pois tinha certeza que nunca iria me adaptar àquele ambiente!
    Vale a experiência, com certeza! :)
    Um abraço,
    Mari

  3. Unknown // 31 de março de 2010 às 10:36  

    Bom, eu acho que participar de dinâmicas é sempre uma experiência válida, né? No final, fica um aprendizado e você tem a chance de perder um pouco do nervosismo, porque se torna cada vez mais fácil fazer a apresentação pessoal e interagir com pessoas desconhecidas.
    Por sinal, Bruno, como você está começando nos processos de trainee, minha dica é que você participe de todas as dinâmicas em que for chamado, mesmo que a empresa não te interesse tanto, mas para conhecer o processo, porque todos acabam sendo parecidos...
    Eu concordo que não adianta fingir ser agressivo e diferente do que você é. Porque se você for selecionado por uma empresa com esse perfil, provavelmente vai acabar insatisfeito no ambiente de trabalho.

    Um abraço,

    Carol

  4. Bruno // 31 de março de 2010 às 11:27  

    Oi Carol e Marianne!
    Bom, pois é.. eu penso assim também. Hoje tenho uma grande experiência em entrevistas na minha área de TI. Praticamente a entrevista que participo sou chamado. Porém hoje, busco experiência neste novo tipo de processos de trainee em uma área que não é a minha área de domínio.
    Penso exatamente como vocês falaram, independente da empresa que for, caso eu seja chamado para uma dinâmica, eu participarei. Justamente para já ir pegando o feeling deste tipo de entrevistas e até para ir ficando seguro neste novo estilo, que é mais competitivo e dinâmico.

    Um abração pra vocês!
    Bruno

  5. Anônimo // 6 de abril de 2010 às 13:50  

    Pois é ,essa deve ser uma situação embaraçosa mesmo. Concordo com a Carol que é importantíssimo participar de quantas dinâmicas puder para ganhar experiência e perder o nervosismo,mas como a Mari comentou, estar presente em um ambiente deste tipo deve ser bem desagradável para pessoas mais tranquilas.....o importante é perceber que por mais que estejamos na "empresa dos sonhos", nada impede de ocorrer uma situação como essa no dia a dia e o fato de já ter participado de uma pode tornar mais fácil lidar com essa situação não é?
    abraço

  6. Unknown // 6 de maio de 2010 às 12:02  

    A dinâmica da ALL dá medo! Só fiz 4dinâmicas na minha vida, e essa foi a única em que não passei... Graças a deus. Hahahahahahaha. Nada contra quem tem o perfil, mas eu, definitivamente não tenho.

  7. Carlos Henrique // 25 de agosto de 2010 às 12:31  

    Já fiz um monte de dinâmica para estagio e ainda nenhuma para trainee. Mas adorei essa dinâmica da ALL! Não porque eu sou agressivo (longe disso), mas acho que seria uma excelente oportunidade para ser um conciliador entre os exaltados, botar ordem na casa e ganhar a confiança e respeito de todos, o que é muito mais a minha cara.
    Fica a dica.