(06.04.10)

COMPARTILHANDO: Categoria para compartilhar experiências de jovens profissionais, como participação em processos seletivos, comportamento no ambiente de trabalho, comentários sobre entrevistas de emprego, etc. As experiências poderão ser relatadas através de pseudônimos para não expor os protagonistas das histórias. Neste caso, nossos personagens serão sempre o João e a Maria. :)

A experiência desta Maria não é sobre uma dinâmica específica. Na verdade, é exatamente o contrário.

Ano passado, a Maria se inscreveu em muitos processos de trainee, sem se importar com o perfil das empresas escolhidas. Fez todas as provas online e, assim que começou a ser chamada para as dinâmicas, resolveu então fazer uma pesquisa sobre as empresas para as quais havia se inscrito. Aí descobriu perfis organizacionais que considerou incompatíveis com o seu, alguns por serem muito agressivos, outros por serem pessoais demais, entre outras características. Então a Maria resolveu não ir em algumas destas dinâmicas. Afinal, pensou "O que é que eu vou fazer lá? Com que vontade vou participar dessa dinâmica se não quero entrar para essa empresa?", e acabou desistindo de algumas.

Hoje, a Maria se arrepende. Por vários motivos. O primeiro deles é por ter perdido a oportunidade de "treinar". Ela poderia ter praticado mais vezes sua apresentação pessoal, sua participação na resolução de cases, nas entrevistas em inglês, etc. Poderia ter usado essa oportunidade para arriscar e errar (pois não queria entrar naquela empresa) para aperfeiçoar sua participação para as dinâmicas que realmente lhe interessavam. Além disso, também percebe hoje que esse pré-julgamento é um pouco infundado. Existem inúmeros depoimentos de pessoas que vão nas dinâmicas esperando encontrar um perfil da empresa, e encontram outro, se surpreendendo. Isso pode ser negativo, claro, mas também pode ser muito positivo. Pode ser que a empresa tenha mudado seu posicionamento, ou esteja buscando outro perfil para sua equipe de trainees. Também pode ser que a impressão que alguns tiveram em uma dinâmica não seja a mesma que você terá na sua. Neste ano, a Maria vai escolher melhor as empresas nas quais vai se inscrever, mas não vai abandonar as dinâmicas e outras etapas presenciais por pré-julgamentos e primeiras impressões.

E você? Já deixou de ir em alguma dinâmica por ter ouvido algum comentário sobre a empresa? Ou vai em todas as etapas possíveis? Comente!

9 comentários

  1. Anônimo // 6 de abril de 2010 às 11:29  

    O problema é quando as dinamicas ocorrem fora do local que o candidato mora. Aí tem o custo de deslocamento, e pode ser que nao compense. Ainda mais se o número de processos que a pessoa estiver participando for muito grande...

  2. Anônimo // 6 de abril de 2010 às 12:44  

    Ano passado deixei de ir a uma dinâmica por considerar a empresa em questão ,fora da minha área de formação....hoje me arrependo exatamente pelos fatores citados acima.Além de ter a oportunidade de treinar, eu poderia estar afirmando com certeza que não tenho o perfil da empresa ou ter me surpreendido........atualmente estou participando de todas que sou chamado, e se eventualmente passar em uma empresa que não tenha o meu perfil fica além da experiência o gosto de ter passado afinal....
    abraço

  3. Marianne // 7 de abril de 2010 às 10:58  

    Eu sou a favor de ir em várias dinâmicas de grupo, sempre. Acho que desistir de processos por suposições ou pelas opiniões dos outros é um erro. Querendo ou não, os candidatos são diferentes, e os grupos que são formados para as dinâmicas são diferentes. Um grupo pode ter um perfil mais agressivo que o outro, o que pode gerar uma impressão errada no candidato. Mas, como o próprio Rapha disse no Dialogando, as dinâmicas servem pra você entender um pouco mais como são essas etapas. É uma forma de melhorar sua apresentação pessoal, melhorar sua desenvoltura, ver seus erros e acertos, enfim.. Acho uma oportunidade única e, este ano, pretendo participar do maior número de dinâmicas possíveis pra virar uma 'expert' hehe ;)

  4. Leo // 8 de abril de 2010 às 12:16  

    Somos dois então Mari ,vou a todas as dinâmicas que for chamado para deixar minha apresentação pessoal impecável, mesmo que seja em Belém do Pará eu vou estar lá,hehe ,afinal essa é uma experiência com prazo de validade não é? ......devemos aproveitar e tirar proveito disto para ganharmos “bagagem” e então usar na empresa em que seremos trainee efetivos ;)
    abraço

  5. Unknown // 8 de abril de 2010 às 18:09  

    Bom, vim registrar minha opinião sobre este tema... Eu já deixei de participar de dinâmicas e já fui em dinâmicas de empresas que não me interessavam só para praticar, e acho que essa escolha depende da situação em que você está... vários fatores influenciam: dinheiro, se você trabalha e consegue ser dispensado, etc.

    Quando é uma dinâmica aqui em Curitiba ou alguma cidade próxima, que não seja um custo muito alto para viajar, eu acho que vale a pena ir. Praticar é a melhor maneira de melhorar, e mesmo que não seja um local em que eu pretendo trabalhar, a sensação de receber depois uma aprovação na dinâmica é boa, e reforça nossa confiança para as próximas. E caso venha uma bota, você pode analisar onde errou e mudar.

    Mas para participar de etapas presenciais em cidades mais distantes, quando a empresa não custeia a viagem, eu sempre penso bem e me faço estas perguntas: "Se eu for aprovada, vou aceitar o trabalho? Vou ser feliz ao morar nessa cidade e trabalhar nesse ambiente?" Quando a resposta é não, eu prefiro não ir, e investir o dinheiro desta viagem para uma dinâmica em que a resposta seja sim :)

    Um abraço a todos que têm participado!

    Carol

  6. Leo // 12 de abril de 2010 às 13:38  

    Concordo que depende muito da situação Carol. Eu disse brincando que vou para qualquer lugar, mas também penso parecido. Os Fatores tempo e dinheiro são o que definem se eu participo ou não de uma etapa presencial . Eu classifico os meus processos em 3 grupos:
    1.As "queridinhas" como vcs chamam, que para mim são 5 .....essas são as empresas nas quais eu sonho trabalhar e não me importaria em ir para longe para participar de uma etapa.
    2.Empresas nas quais trabalharia.....desde que a vaga fosse em uma cidade na qual eu me sentisse bem, para essas até vale o deslocamento desde que não muito distante.
    3.Empresas nas quais não trabalharia...........nesse grupo eu só vou para uma dinâmica quando é aqui em Santa Catarina mesmo ,apenas para praticar......
    No momento estou trabalhando apenas como autônomo fazendo projetos, então tenho certa liberdade quanto a horários e também tenho um dinheiro que guardo só para essas despesas dos processos de trainee. Mas eu sei que para o pessoal que trabalha com horário fixo já é bem mais complicado sair para uma dinâmica, quanto mais várias.................. para estes eu aconselho a participar apenas dos processos que realmente lhes interessem , pois algumas dinâmicas são meio cansativas e tomam bastante tempo, não é meninas,hehe
    Abraço
    Leo

  7. Anônimo // 29 de maio de 2010 às 16:25  

    Já fiz pior: durante a dinâmica pedi para desistir, pis após apresentarem a empresa e os benefícios vi que não tinha nada a ver comigo e eu não queria ficar ali me desgastando. Não me arrependo.

  8. Anônimo // 29 de junho de 2010 às 13:01  

    passei numa dinãmica da unilever e por achar que não ia passar não fui, achando ser perda de tempo e de dinheiro... me arrependo muito até hoje... subestimei minha capacidade e ainda perdi a chance de treinar como foi dito.

  9. Anônimo // 29 de junho de 2010 às 13:01  

    passei numa dinãmica da unilever e por achar que não ia passar não fui, achando ser perda de tempo e de dinheiro... me arrependo muito até hoje... subestimei minha capacidade e ainda perdi a chance de treinar como foi dito.