(13.04.10)

COMPARTILHANDO: Categoria para compartilhar experiências de jovens profissionais, como participação em processos seletivos, comportamento no ambiente de trabalho, comentários sobre entrevistas de emprego, etc. As experiências poderão ser relatadas através de pseudônimos para não expor os protagonistas das histórias. Neste caso, nossos personagens serão sempre o João e a Maria. :)


O João comenta hoje a sua participação no processo seletivo da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná).

Ano passado foi a estreia da FIEP em processos de seleção para trainee. O projeto existia já há algum tempo, mas não havia sido colocado em prática até então. Diferente da maioria das empresas, eles não contrataram o serviço de uma consultoria e arriscaram organizar todas as etapas.

Para uma primeira vez, o processo foi extremamente organizado: inscrições, provas on-line, dinâmica de grupo, painel de negócios, questionário pessoal (com perguntas sobre preferências e características dos candidatos) e entrevista final. Sempre com um prazo determinado para divulgação dos resultados.

A dinâmica de grupo foi mais uma apresentação, tanto da empresa quanto dos candidatos. O João não havia criado muitas expectativas. Muita gente boa participava do processo, a maioria com pós-graduação; e ele recém-formado. Mas a convocação para o painel veio, dentro do prazo previsto e anunciado.

No painel foi bem diferente: o João se destacou bastante no grupo e foi elogiado por toda a equipe. Não demorou muito e veio a aprovação para a etapa seguinte.

Questionário preenchido; convocação para a entrevista final. Quanto mais avançavam as etapas, mais o João ficava confiante. Chegou o dia da entrevista e lá foi o João, animado e cheio de esperança. Para seu azar, o gestor da sua área não pôde comparecer na sua entrevista, restando a ele ser entrevistado apenas pela moça do RH.

Prazo para a divulgação do resultado estourado e nada! Um email no final da tarde avisava que a resposta seria adiada por alguns dias. Mais uma semana e nada. Os candidatos começaram a ligar na FIEP para perguntar da aprovação e, coincidentemente, todos receberam uma resposta negativa, inclusive o João. Foi quando descobriram que os selecionados já estavam com exame médico agendado.

A decepção do João foi evidente. Depois de mais de um mês de processo, ele não havia recebido sequer um “muito obrigado”. Sem feedback, sem resposta, sem novas expectativas... algum tempo depois eis que aparece na caixa de emails do João: “Agradecemos a sua participação mas infelizmente você não foi selecionado”.

Disso fica o questionamento: por que as empresas esperam tanto tempo para dar o feedback para os candidatos não aprovados?

E você, já passou pela mesma situação do João? Demorou mais que o previsto para receber uma resposta? Comente e conte sua história!

6 comentários

  1. Unknown // 13 de abril de 2010 às 10:45  

    Essa situação é muito comum, pelo menos comigo já aconteceu várias vezes.
    Processos de seleção são muito ingratos, pois sempre são poucas vagas e muitos candidatos. Ele exigem muita dedicação nossa e na hora "H" a gente é eliminado, pior ainda quando não avisam como o caso do "João".
    Depois de várias decepções eu já encaro o processo de uma maneira diferente, não crio esperanças e sempre fico com um pé atrás. E quando a resposta demora mais que o prazo estipulado eu já consideo que fui eliminado, mesmo um retorno sendo garantido pelos recrutadores.

    Boa sorte a todos!

  2. Unknown // 13 de abril de 2010 às 10:52  

    Acho que todos os candidatos a trainee já passaram por essa situação pelo menos uma vez na vida!
    É complicado a gente se dedicar ao processo e não receber sequer um "muito obrigado" da empresa! Mas concordo com você, Diego. O melhor caminho é, infelizmente, não criar muita expectativa. Se acontecer, ótimo! se não, paciência... novos processos virão!


    Paty!

  3. Maurício Andrade // 13 de abril de 2010 às 11:11  

    Situação terrível. Ainda mais com a ansiedade e a oportunidade que estamos concorrendo.

    Excelente texto, que mostra bem como pode ser difícil a vida do Trainee.

  4. Unknown // 13 de abril de 2010 às 11:23  

    Essa situação é mesmo comum... Eu passei por isso também em um processo da Tim. Fiz a entrevista final e fiquei esperando a resposta. A data de início dos trainees já estava marcada e confirmada.

    Esse dia chegou, passou... e eu não tinha recebido nem resposta positiva, nem negativa. Claro que aí você entende que não passou, mas sem uma posição oficial...
    Levou quase dois meses (após o início dos trainees aprovados) para eles me enviarem o email "Agradecemos sua participação"!

    Eu acho que é uma questão de respeito com os candidatos. Nós temos prazo para nos inscrever, prazo (às vezes bem curto) para os testes online, dinâmica nas datas e horários que eles definem... E sempre cumprimos os prazos e horários durante o processo, ou somos eliminados.

    Do outro lado deveria ser assim também, não acham?

    Abraços pra todos!

    Carol

  5. Chatão Brioco // 13 de abril de 2010 às 21:31  

    Realmente, esses processos são muito angustiantes e geram muita insegurança nos candidatos, para não dizer ansiedade. Já participei de muitos processos, alguns com mais e outros com menos expectativas. Para não me alongar muito vou lembrar 2 processos aqui. O primeiro foi para uma rede de lojas, que eu nem lembrava ter me inscrito, tamanha a demora. Fui aprovado, por sorte ou azar meu, pois não tinha o menor interesse em seguir carreira na área e seria um programa muito desgastante, visto que era pra atuar na loja. Em outro, processo fui até a fase final, o GESTOR me entrevistou dizendo, ao final, que ia me contratar, mas até hoje não recebi respostas, esta era uma vaga para uma das "big four" (auditoria). Portanto, eu nem sei o que falar sobre esses processos, o negócio é ir desencanado, segurar a ansiedade o máximo que puder e relaxas. Boa sorte pra todos

  6. Unknown // 6 de maio de 2010 às 11:54  

    Acho que meu post se encaixaria melhor aqui, mas está no autoconfiança X reprovação. É que li de frente pra trás, hehehehehe.