(07.04.10)


Durante o ano de 2009 participei de alguns processos seletivos e, por conta disso, sempre estive atenta à comunidade Trainee Brasil do Orkut. Lá, fiz alguns amigos, conheci pessoas interessantes e participei de discussões acaloradas tanto entre candidatos como entre candidatos e consultorias. Ao longo do tempo, foi possível perceber alguns assuntos recorrentes nas discussões, um deles em especial: afinal, qual o critério para a nossa desclassificação?

É comum encontrar na comunidade posts de candidatos indignados com suas "botas" (termo utilizado por eles para definir a desclassificação em um processo), revoltando-se contra as consultorias que não são transparentes ao nos descartarem. Eu mesma já me chateei com algumas dessas "botas", especialmente por elas acontecerem na maioria das vezes pela mesma consultoria. E a pergunta que fica nessas situações é a mesma... o que meu currículo tem de errado que a Consultoria X nunca me aprova?

A questão da idade ("será que por ser maior de 25 anos eu posso ser desclassificado?"), a faculdade onde estuda/estudou ("não estudo em uma faculdade pública, e agora?"), a falta de experiência internacional, pouca experiência profissional... São muitos os "requisitos" obscuros que os candidatos (não) encontram em seus currículos para justificar uma reprovação.

Infelizmente eu não tenho uma resposta para essas perguntas que nos fazemos depois da decepção por causa de uma "bota". As consultorias dizem realizar uma análise qualitativa de nossos currículos, mas será que esses "pré-requisitos obscuros" realmente existem? Não cabe a nós afirmar que sim, pois estaríamos fazendo um pré-julgamento que talvez seja equivocado. As consultorias não podem desclassificar candidatos com o quesito "idade máxima", de acordo com a lei isso é discriminação, então eu não acredito que isso aconteça. E, se acontecer, a consultoria não nos dá indicações disto, de forma que não podemos afirmar que exista esse preconceito. Só podemos ficar na suposição.

Minha dica é que você procure o que possa estar errado em seu currículo. Revise, "re-revise" e revise mais uma vez, se achar necessário. Observe os pontos apresentados no anúncio da vaga e tenha certeza de que atende os pré-requisitos antes de se candidatar. Se você é formado em Publicidade e Propaganda, mas no anúncio diz "Comunicação Social", lembre-se de mudar na ficha de cadastro. É um dado pequeno, mas que causou dor de cabeça a uma consultoria em um processo no ano passado. E se, ainda assim, você acreditar que possui todos os requisitos e não for classificado, lembre-se: cada empresa tem sua própria filosofia e perfil, e são as consultorias que possuem essas informações para decidirem a favor ou contra a sua continuidade em um processo (e não se esqueça das respostas subjetivas... será que você foi sincero ou escreveu bem?).

Texto de Mari Medeiros

15 comentários

  1. Unknown // 7 de abril de 2010 às 11:04  

    Pois, já tive problemas com esses "botas" também. Mas acredito que muitas vezes é questão de detalhes mesmo que preechemos pois acredito que grande parte das DESclassificações são feitos por meio de uma filtragem no sistema.

    Igual no meu caso, sou Engenheiro Eletrônico e devido a carga horaria do meu curso posso atuar como Engenheiro Eletricista. No meu currículo está Eng. "Eletrônico". Se um pré-requisito da vaga é Eng. Eletricista por mais que eu escreva e deixe claro que posso atuar como eletricista quando fazem um filtro no sistema do banco de curriculos sou eliminado. E acredito que isso acontece para vários itens do currículo como idade, previsão de formatura, tempo de experiência e outros.

  2. Leo // 7 de abril de 2010 às 13:24  

    Muito bom texto!Acho que esse é o maior problema dos candidatos a trainee.Como comentei em outro post ,a questão dos feedbacks para as "botas" é muito subjetiva, ou seja, vc atende aos requisitos que a empresa pede ,tem o perfil da empresa, passa por triagens,provas online e quando chega nas dinâmicas leva uma bota sem saber o por que às vezes.....como o número de candidatos é muito grande e o número de vagas pequeno, realmente um pequeno detalhe no seu currículo pode ser decisivo para te diferenciar dos outros e como os feedbacks fornecidos não são dos mais objetivos , resta a nós mesmos revisar o currículo e tentar encontrar os “requisitos obscuros” que nos faltam como idade ,faculdade ,experiência ou melhorar as apresentações pessoais .....o importante é sempre tentar melhorar.
    Gostei muito do blog e de participar daqui, acho importante essa troca de experiência entre pessoas que tem os mesmos objetivos, deixei minha opinião em alguns posts da
    sessão “compartilhando” ontem excelente sessão,sempre que tiver um tempinho vou vir aqui deixar a minha opinião ,hehe
    abraço
    Leo

  3. Mari Medeiros // 7 de abril de 2010 às 13:53  

    Oi, meninos!

    Primeiramente, muito obrigada pela visita de vocês! Conforme vamos recebendo mais comentários, mais vontade vamos tendo de escrever e de ver o blog crescer.. Vocês não imaginam nossa empolgação quando conversamos entre nós comentando sobre os comentários de vocês, hehe :)

    Agora, vamos ao texto..

    Diego, é exatamente o que falei no texto a respeito de Publicidade. Ano passado, no processo da Nestlé, muitas pessoas de Publicidade levaram bota por não terem colocado Comunicação Social (com ênfase em PP).. A Nestlé teve que rever currículos e mandou provas para algumas pessoas que haviam levado bota por conta disso.. Pensa na dor de cabeça, né? Por isso que digo que vale a pena olhar detalhe por detalhe para ter certeza que está mandando o currículo do jeito "certinho" ehehe..

    Leo, fico feliz por ter gostado do texto! Ontem ficamos nos perguntando quem era o Anônimo que estava comentando em vários textos hehhe.. Ainda bem que você se identificou :) Venha nos visitar mais vezes e continue comentando!

    Um abraço pra vocês!

    Mari Medeiros

  4. Anônimo // 7 de abril de 2010 às 14:50  

    Ótimo texto!
    Percebe-se realmente ter sido escrito por um participante assíduo do Trainee Brasil.
    Certamente não há provas concretas para confirmar que 3 "critérios ocultos" desclassificam os candidatos já na triagem dos currículos: idade acima de 25 anos, faculdade não renomada e vivência internacional. Da mesma forma que especificamente uma consultoria "CT" as utiliza praticamente em 100% dos processos seletivos. Entretanto, relatos de candidatos com perfis parecidos que levam "botas" comparados com perfis dos que passam na triagem curricular, nos fazem chegar a essa conclusão.
    Certa vez, um candidato X me confidenciou ter criado um cadastro falso com documentos do irmão, alterando apenas esses itens dos "critérios ocultos", reescrevendo todos os seus dados curriculares. O resultado? Esse novo cadastro foi convocado para provas on-line.
    Entretanto, nunca haverá provas sobre esses fatos e, obviamente, esses critérios não são revelados (e nunca serão) pois dá margens a processos judiciais por discriminação. Mas os mais ativos na comunidade já pode ter o "desprazer" de ler anúncios criados por consultorias que descreviam "Idade Limite" como critério no processo seletivo de algum programa de trainee, sendo deletado momentos depois.
    O fato é que aos que não se enquadram nesses 3 "critérios ocultos" e são descartados, resta por volta de 15% do total das empresas que abrem processos para trainee e que de fato não discriminam os candidatos.
    Boa sorte!

  5. Unknown // 8 de abril de 2010 às 10:20  
    Este comentário foi removido pelo autor.
  6. Unknown // 8 de abril de 2010 às 10:26  

    Concordo com vocês!

    E essa questão do curso, como exemplo da Engenharia e da Comunicação Social, muitas vezes nem irá fazer diferença (na minha opinião) no que iremos atuar dentro do programa oferecido.

    Passei para agradecer! Obrigado Mari!

    E boa sorte a todos!

  7. Leo // 8 de abril de 2010 às 12:02  

    Claro que vou continuar comentando meninas, eu que agradeço pela oportunidade de poder participar, sempre tento transmitir minha opinião da forma mais construtiva possível...........acho que essa troca de opiniões só tem a acrescentar, por mais que possa haver divergências de idéias, o simples fato de conhecer outros pontos de vista já nos leva a refletir não é?........desculpem por não ter me identificado antes, só depois que percebi ,devem ter pensado que estava me escondendo hehe às vezes tenho um tempinho livre e procuro gastar esse tempo lendo algo que possa me acrescentar alguma coisa, pretendo ler e comentar os outros textos que faltaram na outra sessão e depois os desta aqui :), tenho gostado muito dos textos sobre experiências de outros candidatos a trainee, e pelo que dei uma olhada nos textos desta sessão a maioria deles foram escritos por vcs não é?
    Abraço
    Leo

  8. Marianne // 8 de abril de 2010 às 14:55  

    Oi Leo,

    Os textos do Comunicando que foram publicados até hoje foram todos escritos por nós. No Compartilhando temos experiências de várias pessoas, não só nossas, mas a maioria dos textos nós mesmas escrevemos também! ;)

    Um abraço,

    Mari

  9. Bruno // 8 de abril de 2010 às 17:37  

    Meninas, saudades! heheh fiquei away por uns dias..

    Bom pois é, tomar essas "botas" é um pouco complicado. Geralmente os processos que ocorrem não repassam feedbacks aos candidatos.
    O que acho mais entranho é que se num mundo corporativo de uma grande empresa o feedback não é praticado na hora das entrevistas, seria ele praticado durante o trabalho? Os "valores" de uma empresa devem ser executados em todas as situações, sejam elas críticas ou não. Isto me faz pensar sobre as entrevistas e os retornos que nos são dado.

    Um abração pra vocês!

    Bruno

  10. Unknown // 8 de abril de 2010 às 17:50  

    Que bom todos esses comentários! Esse tema é polêmico mesmo...

    Uma coisa que me incomoda é quando, ao levar uma bota, eu tento conseguir alguma informação com a consultoria... seja por email ou por telefone, e a resposta sempre é mais ou menos padrão: "Você não atendeu a algum dos pré-requisitos da vaga" ou "Você não tem o perfil que a empresa procura" - mas como nós podemos melhorar e nos encaixar em um perfil que é mantido sempre como segredo, né?

    E como a única informação que nós temos geralmente é a lista de pré-requisitos do programa, é difícil não imaginar que os tais "critérios ocultos" existam.

    Por exemplo, no ano passado todas nós 4 do blog nos increvemos em um mesmo processo e para a mesma área (não vou citar a empresa nem a consultoria), e eu fui a única a não receber as provas online. Nós nos formamos na mesma faculdade, no mesmo curso, mesmo ano, temos o mesmo nível de inglês, de informática, a mesma disponibilidade para mudanças... enfim, todas nós nos encaixávamos ao "perfil". Mas eu sou a mais velha, a única que já tem 25 anos. Então a dúvida da idade sempre fica...

    Obrigada por todos os comentários, pessoal! Adoramos a participação de vocês e as discussões que surgem a partir dos comentários! :)

    Um abraço,

    Carol

  11. philipe // 9 de abril de 2010 às 08:53  

    pow, nem me fala! é muita decepção! às vezes parece que é aleatório... acabei de ser desclassicidado na primeira fase de um processo que era minha prioridade, e eu não tenho idéia do porquê! dá vontade de chorar!!

    muito bom o blog de vocês! continuem com o ótimo trabalho!

    abs,

    philipe

  12. Unknown // 9 de abril de 2010 às 12:51  

    Olá pessoal!

    Realmente é complicado tentar entender os critérios por trás de alguns processos seletivos. Como a Carol mencionou, nós 4 do blog temos a mesma formação e característica praticamente idênticas e, ainda assim, recebemos respostas diferentes para o mesmo processo. Este ano, por exemplo, as 3 foram convocadas para as dinâmicas de uma empresa "Y" e eu sequer recebi os testes on-line... eu não faço ideia do que tenha me desclassificado, mas estou na torcida por elas!

    O importante é que outros processos virão e muitos outros critérios "misteriosos"! E mesmo não entendendo, não dá pra deixar de tentar, né?

  13. Leo // 9 de abril de 2010 às 13:57  

    Concordo com vc Patrícia, o importante é não desistir e tentar sempre que tiver a oportunidade. Eu tmb já estive na mesma situação que vc e o Philipe......fui desclassificado logo na triagem do processo que eu mais queria.....realmente às vezes parece algo aleatório.....eu tenho 25 anos, mas no meu caso eu acredito que devo ter cometido algum erro na hora de preencher a ficha de cadastro em relação a especificação do curso como a Mari comentou no texto.....de qualquer forma hoje já estou bem atento quanto a isso...
    E em relação ao que a Carol comentou, achei perfeita sua colocação “como nós podemos melhorar e nos encaixar em um perfil que é mantido sempre como segredo”
    Existe um processo que quero muito, melhoraria no que fosse necessário para passar nele, mas tudo que tenho é a lista de pré-requisitos e um feedback dizendo que eu não atendi um dos pré-requisitos, ai fica difícil né? ...........os “critério ocultos” existem sim, talvez não para todos os processos , mas temos que aceita-los infelizmente........de qualquer forma a luta continua não é?hehe

  14. Unknown // 13 de abril de 2010 às 14:41  

    Olá!

    Venho acompanhando o blog desde o seu início e espero poder contribuir.
    Realmente, o preenchimento incorreto dos dados na hora da inscrição pode sim desclassificar o candidato, pois a primeira triagem é feita automaticamente pelo sistema.
    Como são poucas as vagas, as empresas buscam eliminar o máximo de candidatos possível, buscando nos pequenos erros uma forma de descalssificação.

    Quanto a idade, as empresas buscam profissionais até os 27 anos. Dessa forma, acho que esse não é o maior motivo de desclassificação.

    Abraços.

  15. Unknown // 13 de abril de 2010 às 14:51  

    Olá!

    Lembrei desse link do blog Eu quero ser trainee que fala sobre a idade exigida pelos programas de trainees.

    Aqui, o pessoal colocou que as consultorias vem selecionando profissionais com até 30 anos, e em alguns processos com até mais de 30.

    http://trainee2010.blogspot.com/2009/04/tem-idade-pra-ser-trainee.html

    Ou seja, como havia colocado anteriormente, a idade não deve ser o motivo de desclassificação.

    Então, fiquem tranquilos.

    Abraços