(27.04.10)

COMPARTILHANDO: Categoria para compartilhar experiências de jovens profissionais, como participação em processos seletivos, comportamento no ambiente de trabalho, comentários sobre entrevistas de emprego, etc. As experiências poderão ser relatadas através de pseudônimos para não expor os protagonistas das histórias. Neste caso, nossos personagens serão sempre o João e a Maria. :)

No final de 2009, começou a seleção do Programa de Trainees TIM 2010. Foi um processo tardio, e o João se inscreveu principalmente porque algumas vagas eram destinadas à sua cidade.

Após passar pela triagem de currículos e os testes online, João foi convocado para a dinâmica de grupos. Os candidatos haviam escolhido, no momento da inscrição, a cidade em que gostariam de trabalhar, e após o filtro inicial apenas 45 pessoas concorriam a 6 vagas na cidade de João. Não era uma concorrênca muito grande, mas o plano de carreira apresentado pela empresa era ótimo e as perspectivas de crescimento também.

Durante a dinâmica, o João se sentiu confortável com o grupo, e as atividades foram bem lúdicas, incluindo a criação de um jingle que foi cantado pelo grupo. Mas o João não soube avaliar se tinha ido bem o suficiente para passar para a próxima etapa, pois os candidatos eram, em sua opinião, muito qualificados.

Com uma certa surpresa, ele recebeu o email de aprovação na dinâmica, e foi orientado a aguardar uma entrevista em inglês por telefone. Já que tinha passado pela dinâmica, João resolveu se dedicar a esse processo e fazer o possível para passar. Aproveitou os dois dias de espera pela entrevista para praticar um pouco o inglês e relembrar alguns termos importantes relacionados a negócios e mercado de trabalho. A entrevista foi tranquila, e em seguida ele foi aprovado para o Painel de Negócios com os gestores da TIM.

Para o painel, João também se preparou: leu notícias recentes sobre a empresa e o mercado de telecomunicações e pesquisou sobre os concorrentes da TIM. Durante o painel pensou que poderia ter um desempenho melhor e que poderia ter participado mais ativamente na discussão em grupo. No entanto, percebeu um sinal de aprovação ao responder a uma pergunta de um dos gestores durante a apresentação do case e ficou com esperança de ser aprovado para a próxima e última etapa, a entrevista final.

João foi aprovado no painel e a entrevista final foi marcada. Pelos seus cálculos, provavelmente estava concorrendo à vaga com mais 2 ou 3 pessoas, já que o número inicial de candidatos era pequeno. E esse pensamento fez com que ele se sentisse confiante de que poderia ser aprovado. E em meio à empolgação, deixou de pesquisar sobre como eram as entrevistas finais de trainees (essa era sua primeira) e quais seriam as prováveis perguntas. Leu apenas na comunidade Trainee Brasil, do Orkut, os comentários de outros candidatos de que era uma situação tranquila, quase um bate-papo.

Na hora da entrevista, João começou bem, explicando ao Gerente de RH e ao gestor da área de Call Center suas experiências anteriores e expectativas. Um deles perguntou se ele tinha morado algum tempo em outro país ou estudado fora, e ao responder que não, João percebeu um sinal de desaprovação no rosto dos gestores, e sua autoconfiança foi abalada. Esse fato, de não ter morado no exterior, não tinha sido um empecilho para sua aprovação em nenhuma das outras etapas, e ele não imaginou que teria importância na entrevista final. Ficou nervoso e não respondeu às perguntas seguintes tão bem quanto poderia, e na hora já sentiu que não seria aprovado.

O João não virou trainee da TIM, mas a experiência valeu. Às vezes, você participa de um processo sem muitas expectativas e, ao conhecer o programa e a empresa, ele passa a ser sua principal opção. Às vezes, por um pequeno detalhe você é desclassificado, mesmo acreditando que seria um bom trainee para a empresa, e que esse detalhe não faria diferença no seu desempenho. Mas a maior lição é a de que vale a pena se preparar. Se você se identifica com a empresa, gaste algum tempo para conhecê-la melhor antes de ir para qualquer etapa da seleção.

* E você, já teve sua confiança abalada por uma pergunta ou reação de um recrutador? Já chegou à entrevista final e não passou? Comente! Se quiser que sua experiência apareça no "Quem quer ser trainee?", anonimamente ou não, nos envie um e-mail: quemquersertrainee@gmail.com.

5 comentários

  1. Leo // 3 de maio de 2010 às 12:53  

    Essa é uma situação muito frustrante, por que a gente vai criando expectativas e auto-confiança e quando vem qualquer coisa que não esperamos ,interpretamos como algo negativo e isso mexe com o emocional a ponto de reverter à auto-confiança para nervosismo.

  2. Thais // 18 de maio de 2010 às 20:11  

    Também fui até a ultima fase e nao passei na TIM. Meu unico processo de trainee. Mas meu caso foi diferente: a entrevista com o gestor foi tensa demais, ele parecia querer me jogar pela janela...

    mas aprendi a me preparar melhor tb!

    beijos

  3. Anônimo // 28 de maio de 2010 às 18:07  

    Consoante o texto, João não logrou êxito em sua aprovação no certame por tê-lo subestimado, fato o qual lhe proporcionou falsa ideia de preparo. Mas qual seria o preparo para este caso? Mentir ou ter viajado em um fim de semana para o exterior? Outrossim é mister avultar que alguém que "se abala" com algo tão exíguo com certeza não estaria preparado, deverás, há que se falar em um milagre para que alguém que comete um descalabro desses chegasse tão longe. Autoconfiança é uma qualidade básica dentro de uma empresa, haja vista a pesquisa de maio de 2008 da Forbes, segundo a qual a quantidade de erros dentro de uma empresa decorre em maior número por parte de seus colaboradores inseguros. Además.... Ter morado no exterior "pra quê"? No fim das contas o cara vai trabalhar em pindamonhangaba ou tangamandapio

  4. Anônimo // 1 de dezembro de 2010 às 13:37  

    Corroborando, em parte, com a opinião acima, concordo quanto à preparação...porém, é assim mesmo. Nesse ano participei de processo seletivo da Usiminas, passei por todas as etapas e tomei bomba na entrevista. Fiquei chateado, mas após uma análise, percebi que não tinha me preparado de forma substancial para tal feito, por isso não consegui. Faz parte dos tropeços da vida...os maiores profissionais tropeçaram várias vezes até chegarem onde chegaram...Ford, Disney...abs.
    Obs.: Nunca desistam!

  5. Anônimo // 17 de julho de 2011 às 15:48  

    Olá, também vou participar de um processo seletivo da Usiminas. A dinâmica está marcada para o fim deste mês. Gostaria de receber algumas dicas de como me preparar para o processo, e se alguém já passou por esta experiência do processo da Usiminas, gostaria de saber como foi.

    Abs!!!