(19.05.10)
 
Nas duas últimas semanas participei do curso de Oratória ministrado pelo Senac-PR. Minha intenção ao assistir as aulas era melhorar minha relação interpessoal e, principalmente, aprender técnicas que me ajudassem a fazer uma boa apresentação pessoal e dos cases durante os processos deste ano.

O curso foi curto, porém já na primeira aula me inspirei para escrever um texto para o blog. O motivo? Eu sempre me considerei uma oradora razoável, mas descobri muitos vícios e erros que cometia. Portanto, hoje decidi trazer para vocês algumas dicas que aprendi e que podem nos ajudar, ao menos um pouco, na participação em processos de trainee.

Para inspirá-los, porém, antes vou contar a história de Demóstenes (Grécia, séc. III a.C). Em sua primeira apresentação como orador, Demóstenes foi vaiado pois era gago, tinha um tique nervoso (levantava o ombro quando falava) e falou de forma "amedrontada". Nesta época, o esperado de um orador era que ele tivesse a fala e o discurso perfeito. Demóstenes, após seu fracasso, trancou-se em uma caverna, cortou seu cabelo e passou a treinar intensamente: colocou uma pedra embaixo da língua (para melhorar a dicção) e uma espada encaixada embaixo do braço (para machucá-lo quando levantasse o ombro). E o mais surpreendente é que Demóstenes, após todo o esforço, tornou-se conhecido como o "Pai da Oratória".

A lição dessa história é óbvia: com treinamento e força de vontade, todos podem ser grandes oradores. Porém, é preciso técnica e preparação para que o discurso seja o melhor possível. E as minhas dicas são essas:

- Faça sempre contato visual: é comum termos receio de olhar para os outros por nos sentirmos julgados enquanto eles nos assistem. Mas saiba disso: você não deve tentar agradar a sua plateia ou buscar sua aprovação. Concentre-se em passar a sua mensagem da melhor forma possível. Ao passear o olhar pela plateia, você estará fazendo uma conexão com ela. Evite a fuga do olhar.

- Pratique o gestual: não deixe as mãos ao lado do corpo e não gesticule em excesso; o importante é encontrar um ponto de apoio confortável, que deve ser na altura da cintura, fazendo um encontro com as mãos. O gestual sai naturalmente do ponto de apoio e, por isso, deixa o movimento menos exagerado.

- Não utilize vícios: os mais comuns são o "Bom", "Então" e "Ééé" no início de um discurso e o "Então é isso", "Acho que é isso" e "É isso" ao final. Cumprimente a plateia e já inicie seu discurso. Ao terminar, agradeça pela atenção ou diga algo como "Essa é a minha mensagem". Nunca diga "Espero que tenham gostado", pois isso reflete submissão e busca de aprecio. E, por favor, cuidado com os "nés".

- Projete sua voz: é importante "falar para fora". Mas entenda que projetar a sua voz não significa gritar. Exercite sua dicção e abra bem a boca ao falar, treine em casa de forma exagerada. Fale frases como "Traga três pratos de trigo para um tigre triste" ou conjugue o verbo "Tagarelar" no futuro (Eu tagarelarei, tu tagarelarás..).

- Pratique o colorido vocal: durante seu discurso, coloque emoção na sua voz. Um discurso sem colorido vocal é linear e torna-se monótono e sonolento para quem está ouvindo.

- Tente diminuir o medo de falar em público: trabalhe sua autoestima, domine o assunto sobre o qual irá falar, faça um planejamento detalhado, não decore e sim ensaie, dê atenção à introdução e à conclusão, canalize a adrenalina (respire fundo, raciocine), relaxe, respire e aqueça sua voz. E, uma dica boba, porém eficaz, é fazer um preparo mental. De que forma? Escolha uma palavra forte (Ex: força, trovão) e repita essa palavra com a voz forte. Crie uma imagem ligada à essa palavra e projete-a em sua mente. Traga a força dessa palavra e da imagem para o seu corpo. Você vai se sentir um pouco idiota fazendo isso, mas esse exercício traz estabilidade e confiança ao seu discurso. Lembre de fazer isso escondido!

Acredito que o mais importante da Oratória para os processos de Trainee seja o contato visual e o bom gestual. São duas coisas que trazem muita credibilidade para a sua imagem. Porém, a boa prática dessas técnicas pode te ajudar em muitas situações dentro do mercado, portanto a dica que eu deixo é essa: pratique desde já e, quando você mais precisar, já será um "Filho da Oratória".

Texto de Mari Medeiros

9 comentários

  1. Cibele Nascimento. // 19 de maio de 2010 às 15:51  

    Olá!

    Parabéns, dicas muito preciosas.

    Acompanho o blog de vocês a pouco tempo, mas desde que comecei tornou-se acesso garantido ao conectar na internet.

    A idéia contagiou ainda estou amadurecendo a idéia em criar algo para compartilhar idéias e etc. mas são planos!

    Aproveito para registrar que graças a um curso básico de oratória, fiz uma excelente apresentação pessoal num Processo de Seletivo para Estagiário da Whirlpool/Embraco. Fui muito mal na dinâmica, mas niha apresentação individual me garantiu uma vaga. Fica a confirmação do quanto a oratória pode ser decisiva.

    Abraço

    Cibele Nascimento.

  2. Tati Abrão // 20 de maio de 2010 às 10:29  

    Olá Cibele!
    Muito bacana seu comentário, mais um exemplo de que a oratória é bem importante mesmo para nós, candidatos.

    Eu estou tentando praticar todas essas dicas da Mari, porque eu uso muito o "bom", "então" e, principalmente o "acho que é isso", hehehe.

    Caso você queira contar alguma experiência enquanto decide de que maneira vai compartilhar suas idéias, manda para nós que podemos publicar no compartilhando. :)

    Beijos,
    Tati!

  3. Giselle // 17 de agosto de 2010 às 18:18  

    Olá Mari, sempre leio o blog, mas nunca comentei. Contudo, esse texto me caiu como uma luva. Isto porque participei de 2 dinâmicas e fui reprovada. Em uma delas tive um feedback q no fundo eu já sabia: eu era insegura demais e não consegui me sair bem nem na apresentação pessoal!
    Sempre morri de medo de falar em público e por mais q eu tente me controlar, chega na h me dá aquele medo, ansiedade, vergonha e td a seguir é um grande desastre.
    Após o segundo bota decidi mudar e me inscrevi no curso de oratória do SENAC-PR! Tava doida pra saber se era bom e se realmente iria me ajudar! Vou começar só em setembro (a turma de agosto já estava fechada) e agora estou super animada e cheia de expectativas!
    Vcs são ótimas!
    Beijos e obrigada pelas constantes dicas

  4. Marianne // 17 de agosto de 2010 às 22:44  

    Oi, Giselle!

    Você vai fazer o curso em qual SENAC-PR? Espero que você pegue uma turma bem bacana e um professor tão legal quanto a minha era! Faz muita diferença ter uma turma que colabora e um professor que estimula!

    Olha, eu posso te dizer que, pra mim, o curso de Oratória ajudou MUITO. Eu tenho muito mais desenvoltura pra falar em público, antes eu MORRIA de vergonha. Além de ter aprendido alguns macetes e deixado meu discurso mais "forte", digamos assim. E eu só passei na minha primeira dinâmica de grupo depois desse curso (e olha, eu fiz muitas antes dessa! hehe)! Então eu tenho certeza que vai te trazer só coisas positivas! E uma dica? Deixa a vergonha em casa durante o curso! Lá na sala todo mundo vai estar no mesmo barco que você, então o negócio é passar vexame na frente deles mesmo! :)

    Aproveita e depois vem contar pra gente como foi!

    Um beijo grande!

    Mari

  5. Giselle // 23 de setembro de 2010 às 21:25  

    Oii Mari,

    Voltei só pra falar que eu tb adorei o curso! Vale mesmo muiitoo a pena! É incrível qta coisa a gente aprende em 8 dias.
    Eu fiz o curso no SENAC do centro de Ctba e acho q pegamos a mesma prof! Tb tive sorte com a turma e foi muito legal acompanhar a evolução de todos!
    Mudando de assunto...te vejo comentar em alguns tópicos da comunidade de trainees no orkut e quero te desejar boa sorte nos processos seletivos! Vc merece muito passar em algum deles!
    Beijoss

  6. Marianne // 24 de setembro de 2010 às 10:19  

    Oi, Giselle!

    Que bom que você voltou! Sua professora era a Tânia também? Que legal que você gostou do curso.. É muito bom, né? Tomara que te ajude nos processos como tem me ajudado!

    E obrigada pelos votos! Quando (e não se! hahaha) eu passar, eu faço um post aqui pro blog contando a emoção hehehe :) E boa sorte pra você também!

    Um beijo!

  7. Giselle // 25 de setembro de 2010 às 12:33  

    Oii Mari,
    Não, minha prof era a Thelma! De qquer forma acho q as 2 são mto boas!!
    Aii, eu tb quero mto sentir a emoção de passar, mas ontem já tive mais um revés:o bota da ambev (uma das minhas preferidas). Vi q vc não recebeu resposta da ambev, então pode se animar pq eles mandaram os botas antes! hehe
    Bom, o jeito é ir tocando e esperar q outras oportunidades dêem certo!
    O q me anima é q qdo fiz a dinâmica da ambev só tinha feito um dia de curso, então quem sabe na próx eu consiga passar já que aprendi um mte!
    Beijosss

  8. Marianne // 25 de setembro de 2010 às 13:37  

    Oi Giselle,

    Era Thelma! Hahaha não Tânia.. Agora já faz quase 5 meses do curso, confundi os nomes... Ela é demais, né? Uma fofa! E as técnicas dela são muito boas..

    Ai, tomara que não seja bota da Ambev mesmo.. Vou ficar esperando aqui, agoniadaaa! Mas ó, a Ambev tem um perfil super específico! Aliás, qdo você fez tua dinâmica?

    Beijo!

    Mari

  9. Giselle // 26 de setembro de 2010 às 13:58  

    Oii Mari, fiz minha dinâmica dia 13 q foi o primeiro dia de dinâmicas em ctba.
    Pois é, sei q a ambev tem perfil bem específico, mas até agora já ouvi tantos "agradeço o interesse, mas vc não faz o perfil" q tô começando a desanimar e achar q não tenho mesmo perfil de trainee (uma vez tavam comentando sobre isso na comunidade).
    De qquer forma, ainda tem alguns processos em andamento então o jeito é ter paciência e torcer...
    Boa sorte!!
    beijosss