(15.06.10)

COMPARTILHANDO: Categoria para compartilhar experiências de jovens profissionais, como participação em processos seletivos, comportamento no ambiente de trabalho, comentários sobre entrevistas de emprego, etc. As experiências poderão ser relatadas através de pseudônimos para não expor os protagonistas das histórias. Neste caso, nossos personagens serão sempre o João e a Maria. :)

Pessoal, semana passada recebemos um Compartilhando de um "João" e vamos reproduzí-lo na íntegra aqui. Gostaríamos de aproveitar e pedir para que vocês se animem e continuem (ou comecem, para os que ainda não o fizeram) enviando suas experiências em dinâmicas, entrevistas e processos seletivos em geral para nosso email, para publicarmos no blog. Percebemos pelos comentários e número de acessos que esta é uma seção do "Quem quer ser trainee?" que interessa bastante a todos os candidatos, pois é possível aprender muito com os erros e acertos dos outros.

Mas para que possamos ter conteúdo para continuar publicando textos no Compartilhando, precisamos da ajuda de vocês. Nós já publicamos algumas histórias nossas, mas achamos mais interessante divulgar experiências de outras pessoas, de outras áreas, em outras empresas. Não precisa ser um texto muito elaborado, ou alguma história muito surpreendente. Nesta seção, tudo é válido. Tudo é aprendizado.

Contamos com a participação de vocês. A equipe do "Quem quer ser trainee?" - e todos os leitores do blog - agradecem!

Agora sim, vamos ao email do "João":

"Oi, gurias. Vim aqui contar uma experiência que tive em uma entrevista de emprego. Não foi para um processo de trainee, foi para emprego mesmo, mas acho que é interessante mesmo assim.

Eu era estagiário em uma empresa e fui fazer uma entrevista para ser efetivo em outra. Tinha estudado tudo que podia sobre a empresa, alguns detalhes que achei no site, como missão, visão e valores (acho que sempre vale a pena dar uma olhada nisso, pra ter uma idéia de como é a organização e o que ela espera dos funcionários, né?). Como a empresa era bem grande, achei que seria uma dinâmica, sei lá. Mas não. Era entrevista one-on-one mesmo, eu e o cara, um gestor super importante.

Eu resolvi contar sobre essa entrevista porque ela foi completamente diferente do que eu imaginava, e de todas as outras que eu já fiz. O começo foi bem parecido. "Conte um pouco sobre você", "comente suas experiências anteriores", "quais são suas principais qualidades e defeitos", aquele papo de sempre. Só que acho que o cara gostou das minhas características e do meu currículo, mas não acreditou muito em mim, devido a minha aparência jovem, pouca experiência, etc. E aí começou a parte diferente.

"Eu tenho um filho da sua idade, mas jamais o colocaria nessa vaga. Por que eu deveria colocar você?", "Você sabe trabalhar sob pressão?", "Como você se sentiria tendo que cobrar semanalmente pessoas que tem mais tempo de empresa do que você tem de vida?", "Por que eu devo confiar esse cargo importante a um jovem de 22 anos, sendo que tenho outros candidatos mais velhos e mais experientes concorrendo?". E essas foram só algumas das perguntas que ele me fez.

Estou contando essa história por dois motivos... O primeiro é pra dizer que às vezes não adianta se preparar. Eu fiz toda a "lição de casa" sobre a empresa, sobre os funcionários, sobre os valores e, ainda assim, não estava esperando uma entrevista como essa. E o segundo motivo é para dizer que todos os candidatos devem aprender a improvisar. Dá até pra dizer que devem se preparar para o improviso. Eu sei que isso é praticamente um paradoxo, mas acho que é possível. Se preparar emocionalmente para momentos inesperados e preparar respostas para perguntas fora do comum. Preparar a cabeça para momentos como esse, nos quais precisamos nos provar para alguém, para conseguir uma boa oportunidade.

No fim das contas, me virei bem na situação e consegui o emprego. E estou feliz da vida!

Apesar de não ser especificamente sobre um processo de trainee, acho que dá pra aplicar principalmente para as entrevistas finais, não é mesmo? Espero que seja útil pra alguém. Beijo pra todas."

Nós do "Quem quer ser trainee?" agradecemos a participação do "João" aqui no blog e esperamos que outros leitores nos enviem suas histórias!

* E você, já passou por uma entrevista diferente de todas as outras que tenha feito? Sentiu-se cobrado e pressionado para mostrar seu potencial e convencer seu entrevistador? Comente! Se quiser que sua experiência apareça no "Quem quer ser trainee?", anonimamente ou não, nos envie um e-mail: quemquersertrainee@gmail.com.

4 comentários

  1. Unknown // 16 de junho de 2010 às 21:42  

    Bem legal o história.

    Mas eu gostaria de perguntar, se existe o caso de um profissional passar em um trainee.. e após 1 mês ele desiste por causa de outro processo... pois os processos acontecem durante todo o ano, certo?

    Já agradeço.

  2. Tati Abrão // 17 de junho de 2010 às 07:51  

    Oi Jõao, tudo bem? (fiquei pensando agora se seu nome é realmente João ou se você tá inspirado pelo Compartilhando, hehe).
    Então, acho que até existem casos assim... só que não sei se é muito aconselhado, sabe? Isso é uma visão minha, mas eu acho que vale a pena pesquisar quais empresas sempre abrem processos de trainee e escolher as que são mais importantes para você, nas que o seu perfil mais se encaixa e nas quais você mais gostaria de trabalhar, e aí focar nessas. Porque fica um pouco chato passar em um processo e daí sair porque passou em outro, né?
    Acho que tem casos de desistência sim, mas quando a pessoa acaba se decepcionando com a empresa, com os valores ou com o programa mesmo... mas não sei se é muito comum ficar "pulando" de trainee em trainee.
    Entendo que é arriscado abrir mão de um para tentar outro depois, pois é possível ficar sem os dois. Mas a vida é feita de escolhas, né? hehehe

    Abraços,
    Tati

  3. Unknown // 20 de junho de 2010 às 09:23  

    Oi Tati, obrigado pela resposta.
    Realmente é complicado ficar "pulando" de um trainee para outro, mas o problema são esses 2 anos após formação. Eu me formei e fiquei 1 ano estudando fora, então esse é o meu último ano para passar em um processo, por isso essa pergunta. Meu objetivo agora é passar em um processo e lá eu aprender sobre outras áreas. Estou trabalhando na minha área e na verdade estou até pensando em mudar, por isso acredito que o trainee seja perfeito para mim. Desculpe pelo péssimo texto, estou na correria aqui rs! bjão obrigado de novo!

  4. Unknown // 22 de junho de 2010 às 10:11  

    Oi João...
    Respondendo à sua pergunta um pouquinho atrasada... hahaha
    Eu tenho um amigo que passou em um processo de trainee e ficou lá um mês trabalhando. Foi quando ele percebeu que não se encaixava no perfil da empresa e que não era aquilo que ele queria. Dai ele saiu. É claro que não foi uma decisão fácil, até porque ele demorou um tempão para conseguir outra coisa; mas hoje ele é trainee de uma outra empresa e está super feliz com a "troca".
    Por isso, fica a dica: mesmo tendo só esse ano para tentar os processos, só se candidate para as empresas nas quais você realmente queira trabalhar e que tenha a ver com você!

    Um abraço, Paty!