(23.02.10)

COMPARTILHANDO: Categoria para compartilhar experiências de jovens profissionais, como participação em processos seletivos, comportamento no ambiente de trabalho, comentários sobre entrevistas de emprego, etc. As experiências serão relatadas através de pseudônimos para não expor os protagonistas das histórias. Portanto, nossos personagens serão sempre o João e a Maria. :)

A seção Compartilhando do “Quem quer ser trainee?” começa contando a história enviada pela nossa colega Maria. Após participar de vários processos de trainee, ela resolveu nos contar como foi uma dessas experiências...

O Programa Próximos Líderes, da Natura, no ano passado, buscou inovar nas atividades dos processos de trainee. Após algumas fases de interação on-line entre os candidatos, houve a convocação para a etapa presencial, em grupo, que aconteceria em todas as regiões do país.

A proposta era criar um projeto social a ser aplicado pelas consultoras Natura mas que não visasse aumento de vendas nem lucro para a empresa. Criado o projeto, nossa colega Maria pegou o avião e aterrisou em Porto Alegre para as dinâmicas.

Após uma breve apresentação da empresa, pediram que cada candidato apresentasse suas principais qualidades e características em 5 minutos! Todos devidamente apresentados, partiram então para o debate em grupo. Os dez candidatos foram divididos em dois grupos e tinham como missão escolher o melhor projeto e montar um plano de ação estratégica para ele.

Tão logo a equipe se reuniu, Maria já apanhou papel e caneta e foi organizando as idéias, prestando atenção a cada detalhe e anotando todas as dúvidas que porventura pudessem aparecer. Idéias organizadas, dúvidas sanadas, tarefas distribuídas, o projeto estava prestes a tomar forma. Como era a própria Maria quem havia tomado nota de tudo, ela organizou também como seria a apresentação e sugeriu que todos participassem, já que o objetivo da dinâmica era fazer cada um mostrar um pouco do seu potencial e desenvoltura.

A apresentação da equipe da Maria foi muito boa, com poucos questionamentos - tanto dos gestores quanto da outra equipe. Alguns pontos falhos foram levantados e a equipe assumiu que poderiam ser melhorados.

Concluídas as apresentações, os gestores se reuniram para discutir e as equipes permaneceram ansiosas pelo resultado. Quando voltaram, a surpresa: estavam aprovados para a próxima etapa dois meninos e Maria.

Assim que os outros candidatos não aprovados foram dispensados, uma gestora ficou responsável por dar o feedback aos aprovados. Ela elogiou a participação da Maria, disse que ela foi bastante organizada e que, mesmo anotando tudo, conseguiu dar boas contribuições ao grupo e atentar para detalhes que passariam despercebidos. Contudo, a consultora alegou que Maria precisava confiar mais no trabalho da equipe e delegar tarefas. Assumir a liderança é muito importante em trabalhos de grupo, mas a equipe precisa se sentir motivada para também trabalhar.

Da experiência ficou a lição: em qualquer dinâmica de grupo é preciso se destacar de alguma forma. Mas cuidado! Liderança não significa fazer tudo sozinho; significa conquistar a confiança da equipe e fazer com que cada um desenvolva o seu papel e contribua para o resultado final.

* A seção Compartilhando pode ficar muito mais completa se você nos ajudar a construí-la! Situações engraçadas, de aprendizado ou que possam ajudar nos processos futuros são muito benvindas. Trocando ideias e compartilhando experiências podemos corrigir erros ou simplesmente dar boas risadas! Envie sua história para quemquersertrainee@gmail.com e faça parte desse projeto.

8 comentários

  1. Unknown // 1 de março de 2010 às 20:53  

    Não sei se a "Maria" conseguiu ser trainee da Natura... espero que sim. Eu tive um feedback bem parecido com o dela na dinâmica e achei que o processo foi conduzido de forma fantástica até essa etapa, pois na etapa seguinte, do painel, tive a ingrata surpresa de ver 6, dos 7 homens presentes serem aprovados ( que, em sua maioria, não tinham nado do perfil que eles buscaram na dinâmica) e nehuma das 9 mulheres... Até aí tudo bem, seria estranho mas talvez nenhuma tivesse o perfil desejado. Mas o pior de tudo foi descobrir que o tal feedback que a empresa de seleção colocava como seu grande diferencial, foi igualzinho pra todo mundo... Talvez a empresa não pudesse dizer o real motivo... A verdade é que foi um final muito decepcionante para um processo tão empolgante e inovador.

  2. Anônimo // 5 de março de 2010 às 18:48  

    Ei meninas! Já conheci "virtualmente! a Mari e disse com ela que faria uma visita e cá estou! Na verdade visita assinada, porque visitá-las é algo que faço desde que o blog começou! E tenho q dizer parabéns! A organização de tudo está excelente, o design e a atualização! Então super parabéns viu?
    Espero que nos encontremos nesse mundo virtual compartilhando muito conhecimento!

    Beijos,

  3. Equipe "Quem quer ser Trainee?" // 8 de março de 2010 às 11:28  

    Larissa,

    Até onde sabemos, a Maria não conseguiu virar trainee da Natura e, de todos os 30 que fizeram a dinâmica em Porto Alegre na mesma data que ela, apenas 1 foi aprovado. É muito comum os candidatos ficarem frustrados com os feedbacks dados pelas empresas, todas nós do "Quem quer ser trainee?" já passamos por essa situação e sabemos qual é o sentimento. Entretanto, o importante é tentar assimilar este feedback da melhor forma possível e continuar tentando!

    Rafa,

    Obrigada pela visita e pelos elogios! Esperamos encontrá-la mais vezes nos comentários do blog! Nossa intenção é juntar o maior número de experiências e informações (nossas e de outros candidatos) para ajudar muita gente! ;)

    Um abraço e obrigada,

    Equipe QQST

  4. Unknown // 8 de março de 2010 às 16:11  

    Olá, equipe.

    Obrigada pelo retorno. Tenho certeza que devemos tirar o melhor proveito possivel do feedback. Como disse, na dinâmica a consultora também apontou algumas coisas que eu tenho que desenvolver e foi bem proveitoso. Tentei fazer o mesmo com o feedback que tive no painel, de verdade, repensar meu desempenho e ver se identificava o que foi apontado. Mas agora faço um questionamento a vocês, até onde as consultorias nos dão o real motivo da nossa não aprovação? Digo isso pq acho impossível todos os reprovados terem o mesmo ponto a desenvolver e todos tivemos o mesmo feedback. Além disso, teve essa questão deles não aprovarem nenhuma mulher, que era maioria nesse dia. A própria consultora nos disse em conversa antes do painel, que o programa, por ser tão inovador, teve algumas falhas como, por exemplo, ter atraído muito mais mulheres que homens pela forma que foi desenvolvido. E se a empresa precisasse manter um equilibrio entre os aprovados, o que seria normal, será que isso seria dito abertamente aos candidatos? Sei que várias mulheres foram aprovadas e muitas pessoas competentes. Não estou questionando a seriedade da empresa ou do processo, só me pergunto até onde as empresas e consultorias são sinceras com os candidatos. Afinal, qnts vezes já ouvimos que a faculdade ser pública ou particular, a idade, ter filhos não faz diferença... E na prática sabemos que não é bem assim... Fica aí o questionamento para que, se quiserem, exporem seu ponto de vista.
    Bjs

  5. Marianne // 8 de março de 2010 às 20:23  

    Oi Larissa, tudo bem?

    Eu sou a Mari, eu faço parte da equipe do blog. Estou respondendo esse comentário no meu nome pois como "equipe" nós tentamos não emitir opinião sobre as coisas, preferimos fazer isso individualmente.

    Eu sinceramente não sei até que ponto as consultorias são sinceras conosco. Muitas vezes ficamos a ver navios esperando uma "bota" que só vem depois de muitos meses, outras vezes nem chegamos a ter um retorno. É um ponto falho, e acho que na maioria das consultorias isso acontece, talvez pela quantidade de candidatos, não sei. Mas acho que não podemos ficar procurando respostas no feedback dado por eles, temos que procurar nos auto-avaliar para tentar descobrir onde erramos. Infelizmente processos de trainee não são nem um pouco justos, MUITO potencial se perde em dinâmicas mal conduzidas, ou num dia ruim para um candidato.

    Eu também já questionei muito as empresas de R&S a respeito de feedback, e espero que este ano seja um pouco diferente do que o ano passado, justamente pela quantidade de questionamentos que foram levantados pelos candidatos a respeito dos processos. Quem sabe as consultorias tenham um pouco mais de piedade de nós em 2010? ;)

    Um abraço,

    Mari Medeiros

  6. Unknown // 9 de março de 2010 às 11:40  

    Olá Larissa!

    Também faço parte da equipe do blog mas, como a Mari, prefiro responder esse tópico no meu nome =)

    Eu entendo o que você quis dizer porque também participei do processo da Natura do ano passado e não fui aprovada. Nós éramos uma equipe bem grande de Curitiba, sendo a maioria mulher, pra variar! hahah

    Infelizmente, nenhuma de nós passou. E três dos meninos que estavam conosco chegaram até a etapa final. Não sei se isso foi premeditado ou realmente as características deles eram mais adequadas ao perfil que a empresa buscava, nunca pensei nisso.

    A questão que me chamou atenção nesse processo nem foram os pontos fortes que eles apontaram no meu feedback e sim os fracos. Mesmo sendo parecidos com o da maioria, são pontos que eu sei que realmente preciso mudar.

    Mesmo triste por não ter passado, agora eu consigo prestar mais atenção nos processos que participo e tenho certeza de que pelo menos um pouquinho eu já melhorei! hahha

    O jeito é não desanimar... afinal de contas, esse ano tem Natura de volta =)

    Paty!

  7. Unknown // 5 de junho de 2010 às 09:39  

    olá gente... bom... próxima segunda feira eu tenho dinâmica em grupo na NATURA... estou pesquisando um pouco sobre como de comportar, o que falar, o que não falar, o que fazer, o que não fazer... Afinal... primeiro emprego, a gente fica totalmente apreensivo ( mas isso é uma barra que todos um dia iremos ter que enfrentar)
    Espero que eu tenhe um bom desempenho e consiga me destacar...

    bjus pra vocês

  8. Adhara Ferrari // 30 de maio de 2011 às 13:48  

    Olá!
    Gostei bastante do texto!
    Tenho uma dinâmica da Natura marcada para próxima sexta!
    Não é de trainee, mas sim de estágio.
    Estou bastante ansiosa rs
    E procurando esse tipo de informação, que achei aqui, na net.
    Muito obrigada por dividir!
    Vou ficar por aqui, lendo sobre dinâmica, sobre a Natura e torcendo para que eles gostem de mim!
    Grande abraço!