(26.05.10)


Resolvi falar sobre um assunto que já me incomodou algumas vezes, e que pode ter sido um problema para vocês também: a falta de valorização das experiências em estágios.

Durante a faculdade eu fiz quatro estágios, em áreas diferentes: fui membro de uma Empresa Júnior, estagiei em dois departamentos de marketing e em um órgão público. Aprendi muito em todos os ambientes: desenvolvi habilidades, descobri capacidades que eu não imaginava ter, consegui trabalhar pontos fracos e colocar na prática algumas coisas que vi na faculdade, enquanto outras eu nunca tinha ouvido falar antes, e aprendi no dia-a-dia.

No entanto, na maioria das entrevistas de emprego que fiz, percebi um certo descaso em relação à minha experiência. Foi um artigo do Marcelo Miranda, chamado "Estagiário não é pra tirar cópia", que me fez pensar mais sobre isso e escolher esse tema para uma discussão aqui no "Quem quer ser trainee?". Como os processos para trainee se limitam, em geral, a candidatos formados há até 2 anos, é muito provável que a maioria também tenha apenas estágios em seu currículo, como eu.

A imagem que grande parte das pessoas tem dos estagiários ainda é que eles estão ali pra trabalhar como "faz-tudo" ou "a moça que tira xerox", ou apenas "assistir" ao que é feito. Mas hoje, principalmente em empresas que levam a sério a formação e o desenvolvimento dos profissionais, o estagiário passou a ter responsabilidades e um lugar no fluxo de trabalho da empresa. E isso reflete as experiências que eu tive, pois nos meus estágios eu sempre tive funções que exigiam minha dedicação e profissionalismo, e havia atividades que eram especificamente minhas: se eu não estivesse lá para fazê-las, ninguém as faria por mim.

Então, quando em uma entrevista de emprego, seleção de trainee ou outra situação, você ouve a pergunta: "Mas você nunca trabalhou?", é normal sentir uma certa decepção. Sim, eu trabalho desde 2005, mas como estagiária, isso não conta? E infelizmente, muitas vezes não conta, e a vaga é ocupada por alguém que pode ter menos tempo de experiência que você, mas foi efetivo.

Eu acredito que vale a pena estagiar na sua área, aprender e conhecer o mercado em que você vai trabalhar ao se formar. É nos estágios que você vai conhecer a rotina dos seus futuros empregos e até mesmo ter a certeza que, fazendo esse trabalho, você pode se realizar profissionalmente.

Então, a minha resposta para a pergunta do título é: "Sim, estágios devem contar como experiência". Eles são a primeira porta que se abre para os estudantes, e devem ser valorizados. E espero que aos poucos mais pessoas concordem com essa visão e nos dêem mais oportunidades de mostrar que o que aprendemos nos estágios é uma ótima base para sermos bons profissionais depois de formados.

Texto de Carol Weiss

0 comentários