(29.06.10)

COMPARTILHANDO: Categoria para compartilhar experiências de jovens profissionais, como participação em processos seletivos, comportamento no ambiente de trabalho, comentários sobre entrevistas de emprego, etc. As experiências poderão ser relatadas através de pseudônimos para não expor os protagonistas das histórias. Neste caso, nossos personagens serão sempre o João e a Maria. :)

Pessoal, recentemente recebemos mais um Compartilhando de um "João" e vamos reproduzí-lo na íntegra aqui. Gostaríamos de aproveitar e pedir para que vocês se animem e continuem (ou comecem, para os que ainda não o fizeram) enviando suas experiências em dinâmicas, entrevistas e processos seletivos em geral para nosso email, para publicarmos no blog.

Percebemos pelos comentários e número de acessos que esta é uma seção do "Quem quer ser trainee?" que interessa bastante a todos os candidatos, pois é possível aprender muito com os erros e acertos dos outros. Contamos com a participação de vocês. A equipe do "Quem quer ser trainee?" - e todos os leitores do blog - agradecem!

Agora sim, vamos ao email do "João":

"Olá! Achei interessante ter exemplos de entrevistas e “causos” de pessoas e áreas diferentes. Eu encontro muitos relatos de pessoas da área de comunicação, mas sou da área de exatas, mais precisamente Engenharia.

Na busca por estágio fiz muitas dinâmicas e entrevistas, mas a que contarei foi uma das primeiras e, mesmo não conseguindo a vaga, aprendi muito sobre os processos e sobre mim mesmo. Sou do interior de São Paulo e fui pra Santa Catarina fazer uma dinâmica em uma empresa grande.

Pouca coisa foi divulgada e eu não sabia muito como o processo iria ocorrer. Pelo pouco que eu conhecia deveria haver uma dinâmica, um painel e uma entrevista com um gestor, mas eu não poderia ir três vezes para SC. Como a empresa pagaria a viagem e hospedagem para a dinâmica, resolvi ir.

Ao entrar, me deparei com 35 gestores e 70 candidatos. Ou seja, a concorrência estava dois pra um. Depois da dinâmica já viria a entrevista com os gestores e a resposta final, tudo isto ali mesmo! Animei-me! Depois da apresentação dos gestores (das áreas) e da empresa, começamos, nós candidatos, a nos apresentarmos.

Um problema começou aí: 1 minuto e meio para cada candidato! Imagine, eu tinha, e ainda tenho, confiança no meu currículo, mas ninguém me conhece! Como passar minhas experiências neste tempo? Muitos candidatos levaram chamada da mediadora, pois o tempo havia se excedido. Quando chegou a minha vez, me chamaram falando meu nome errado. Eu odeio isto, mas transpareci muito, ao me levantar e gritar meu nome corretamente (descuidei-me). Por causa do pouco tempo, resolvi entregar um currículo para cada gestor! Mas com isto perdi tempo e a mediadora ficou brava comigo porque disse que isto não podia! Bom.. Eu já tinha enfiado o pé na jaca mesmo, fiz o que pude em meio minuto. Fiquei com raiva porque me esqueci de citar o intercâmbio que fiz, e um outro candidato citou um intercâmbio bem mais simples e chamou MUITO a atenção.

Depois do almoço seria o CASE. Eu teria que me superar se quisesse algo ali. Tanto que trabalhei muito! Fizemos tudo certinho, em equipe e até dividimos o que cada um falaria. Só que como eu estava por dentro de tudo, fiquei para fazer o fechamento. Quem disse que deu tempo? Seria 5 minutos para cada grupo apresentar sua idéia. Mas eu não tive tempo! Logo eu que precisava mostrar serviço! Ah.. quando ouvi a mediadora falando do fim do tempo eu fiquei muito bravo e acho até que saí da linha, pois respondi grosseiramente que era pra ela esperar mais um pouco. Ela ficou transtornada e levantou-se dizendo que aquela apresentação já havia terminado. Eu não sei o que me deu, eu acho que entrei com um pouco de prepotência na dinâmica e saí de mãos abanando.

Então, como aprendizado ficou: humildade nunca é demais, respeito e ética com todos, preparar-se para falar os tópicos mais importantes sobre si e, por último, não menos importante, nunca seja a favor de dividir as falas na apresentação da solução do Case. Se não tiver saída, não seja último a falar!

Hoje estagio em uma empresa grande do interior de SP e estou buscando uma vaga de trainee!"

Nós do "Quem quer ser trainee?" agradecemos a participação do "João" aqui no blog e esperamos que outros leitores nos enviem suas histórias!

* E você, já passou por uma situação em que houve um excesso da sua parte e, por conta disso, acredita ter sido reprovado? Comente! Se quiser que sua experiência apareça no "Quem quer ser trainee?", anonimamente ou não, nos envie um e-mail: quemquersertrainee@gmail.com.

5 comentários

  1. Mari Oliveira // 29 de junho de 2010 às 21:09  

    Bem, eu acho super válido compartilhar experiências, mas honestamente... Essa história foi muito decepcionante. Digo isso porque, na minha opinião, tudo isso que ele fez de errado é pura falta de educação e discernimento mínimos. Nossa, NAO se exceder com a gestora é bom senso, ninguém precisa de nenhuma dica especial para tanto. Com tantos programas de trainee sendo tão meticulsos, acho que o site poderia publicar experiências menos óbvias e mais enriquecedoras...

  2. Liza Ramos // 29 de junho de 2010 às 21:15  

    Muito interessante a sua experiência e muito válido o seu depoimento. Obrigada.

    Discordo, no entanto, de um ponto. Você aconselha aos candidatos a nunca concordarem em dividir as falas na apresentação. E como seria se todos fizessem questão de falar, todos de liderar? Mostrar que sabe dividir tarefas me parece um ponto importante no trabalho em equipe. E entendo que na dinâmica os examinadores estão um pouco mais interessados em sua postura em relação à equipe e à situação do que na solução de um case já visto e resvisto.
    Esse é um dos problemas que venho enfrentando em dinâmicas, quando há "muito pagé para pouco índio". Entendo que um bom líder saber dividir tarefas, e tambem ser liderado, quando for o caso.

    Aproveito o comentário para agradecer às fundadoras do blog, vocês são incríveis. Muito obrigada por disponibilizar todo esse conteúdo.

  3. Tati Abrão // 30 de junho de 2010 às 08:52  

    Olá, meninas! Primeiramente, gostaríamos de agradecer os comentários e a participação de vocês por aqui.

    Mas também, em nome de todas as meninas, gostaria de nos posicionar. Ficamos super felizes quando recebemos mais uma participação para o Compartilhando. Como mencionamos no post, achamos que podemos enriquecer muito mais o blog inserindo experiências de outras pessoas. Afinal, nós quatro do QQST somos de uma mesma área e nossa experiência como candidatas a trainee não é muito longa.

    Portanto, quando recebemos o email deste João, nem hesitamos em postar. Achamos que todas as experiências são válidas. O que talvez para alguns possa parecer um comportamento óbvio para se ter (ou não) em dinâmicas, para outras pessoas que estão entrando neste "mundo" somente agora pode ser muito válido.
    E também, aprendizado nunca é demais. Mesmo os que estão tentando há bastante tempo podem sempre se aperfeiçoar com a dica dos outros, não é mesmo?

    Por isso, esperamos sempre receber novas experiências, sejam elas quais forem, pois novos depoimentos só têm a acrescentar. :)

    Um beijo!

  4. Tati Abrão // 30 de junho de 2010 às 09:02  

    Ah sim! Sobre o comentário da Liza sobre a experiência do João, eu concordo bastante. Sempre tem um pessoal nas dinâmicas que não dá espaço para os outros. E, sinceramente, não são pessoas assim que eu gostaria de ter como gestores ou líderes de maneira geral.
    Talvez a experiência do João sirva pra nós entendermos porque alguns se portam assim... podem ter passado por alguma dinâmica na qual não tiveram espaço, e agora mudaram o comportamento. Ou pode simplesmente fazer parte da sua personalidade.

    O que eu acho importante é achar o meio termo, tanto nas dinâmicas quanto na vida profissional mesmo... saber ser líder sem sufocar ou apagar o resto da equipe, saber delegar e dividir tanto responsabilidades quanto méritos. Mas sabemos que não é fácil, né? hehehe

    Obrigada pelos elogios, ficamos muito felizes de saber que o conteúdo do blog atende às expectativas! :)

    Um beijo!

  5. Marianne // 30 de junho de 2010 às 09:02  

    Oi Liza,

    Também faço essa pergunta a respeito da separação das falas na apresentação. Acho que pela experiência "traumática" do João ele tenha criado uma opinião muito extrema sobre o assunto.

    Pelas experiências que tenho, a apresentação em si nem sempre é um ponto que pesa muito na avaliação. Pode ser um diferencial, mas os avaliadores buscam no comportamento durante as atividades as características procuradas pela empresa. Já conheci pessoas que ficaram ofuscadas em apresentações e passaram, e outras que se sobressairam e foram reprovadas.

    Acho que a separação das tarefas é essencial e a organização do tempo também. São qualidades importantes em um líder!

    Obrigada pela sua visita e pelos elogios!

    Um abração!

    Mari