(13.07.10)

COMPARTILHANDO: Categoria para compartilhar experiências de jovens profissionais, como participação em processos seletivos, comportamento no ambiente de trabalho, comentários sobre entrevistas de emprego, etc. As experiências poderão ser relatadas através de pseudônimos para não expor os protagonistas das histórias. Neste caso, nossos personagens serão sempre o João e a Maria. :)

Pessoal, recebemos mais um Compartilhando, agora de uma "Maria", e vamos reproduzí-lo na íntegra aqui. Gostaríamos de aproveitar e pedir para que vocês se animem e continuem (ou comecem, para os que ainda não o fizeram) enviando suas experiências em dinâmicas, entrevistas e processos seletivos em geral para nosso email, para publicarmos aqui no blog.

Percebemos pelos comentários e número de acessos que esta é uma seção do "Quem quer ser trainee?" que interessa bastante a todos os candidatos, pois é possível aprender muito com os erros e acertos dos outros. Contamos com a participação de vocês. A equipe do "Quem quer ser trainee?" - e todos os leitores do blog - agradecem!

Agora sim, vamos ao email da "Maria":


"Oi, meninas!

Queria aproveitar o espaço para contar uma experiência minha bem recente. Já participei de alguns processos de seleção de trainee e estágio e minhas dores-de-cabeça sempre foram as dinâmicas de grupo. Por mais que eu me sentisse qualificada para a vaga, eu nunca conseguia passar para a etapa pós dinâmica.

Recentemente isto mudou. Fui aprovada em uma dinâmica de grupo pela primeira vez na minha vida! Não vou falar a empresa pois o processo ainda está acontecendo, mas queria compartilhar com vocês e os leitores do blog a minha sensação de realização pessoal. Depois de ser desclassificada em vários processos, é normal você perder as esperanças de um dia ser aprovada, não é? Eu sempre pensei que eu não tivesse as qualificações necessárias, que me faltasse algum detalhe essencial, mesmo nas dinâmicas que eu achava ter ido bem.

E eu não sei dizer o que eu fiz de diferente nesta etapa para ser aprovada. Acho que a estrutura do programa foi um estimulante muito grande, mas a filosofia da empresa foi fundamental para eu me empenhar muito. Acredito que foi a 1ª empresa em que eu pensei: "Cara, eu quero MUITO trabalhar aqui! Acho que é a vaga perfeita!". Eu procurei ser eu mesma, mas penso que a empolgação com a vaga foi essencial.

Durante a apresentação da empresa não fiz nenhuma pergunta e pensei que isso podia ser mal visto. Na apresentação pessoal me senti mais segura, mas o 1º trabalho em grupo me fez perder um pouco as esperanças: não consegui aparecer muito e minhas ideias não foram tão aproveitadas. Mas decidi fazer uma apresentação bacana e acho que fui bem. Na 2ª atividade tentei me impôr um pouco mais e percebi que o grupo seguiu a minha linha de raciocínio durante toda a discussão. Mas foi na 3ª atividade que eu senti que poderia ser aprovada: o grupo trabalhou muito bem e o sucesso do trabalho se deu especialmente pela junção de todas as ideias do grupo. Foi um trabalho em equipe, ao meu ver, quase impecável. E eu e um dos meus colegas acabamos tendo uma liderança quase natural.

Alguns dias depois veio o e-mail de aprovação! Eu confesso que chorei, pois é muito gratificante perceber que realmente existe uma empresa que te enxerga como um potencial e cuja filosofia tem tudo a ver com você. Acho que a lição dessa experiência para todos é que não vale a pena desistir depois de muitos fracassos. Vale a pena continuar tentando pois, quando for a empresa certa, a aprovação vem naturalmente. E a felicidade é muito maior do que a de quem passa na 1ª dinâmica que faz na vida, pode apostar!

O processo ainda não terminou e não sei se vou virar trainee desta empresa, mas a aprovação nesta dinâmica de grupo me deu um gás muito grande para continuar tentando e acreditando no meu potencial! Agora, só resta esperar!

Um beijo e parabéns pelo blog e por esse espaço fantástico que vocês disponibilizam para nós!"

Nós do "Quem quer ser trainee?" agradecemos a participação da "Maria" aqui no blog e esperamos que outros leitores nos enviem suas histórias!

* E você, que sensação teve quando foi aprovado na sua 1ª dinâmica de grupo? Comente! Se quiser que sua experiência apareça no "Quem quer ser trainee?", anonimamente ou não, nos envie um e-mail: quemquersertrainee@gmail.com.

0 comentários