(05.08.10)
 

Durante as últimas semanas, participei de um curso de Excelência Profissional, ministrado pelo Banco do Brasil. Um dos temas abordados foi a negociação: como persuadir, fazer concessões e manter o foco no seu objetivo ao entrar em uma discussão. Dentro desse tema, foi realizado um teste de perfil, que vale tanto para definir como você se porta durante uma negociação, como para um perfil profissional, e inclusive traz informações sobre seu comportamento em situações como trabalho em equipe, realização de um projeto e sob pressão.

É muito importante fazer autoanálises, pensar nas suas qualidades, defeitos e habilidades. Com esse autoconhecimento, podemos identificar nossos pontos fortes e fracos e tentar melhorar. Quando você está participando de processos seletivos, isso se torna ainda mais essencial, e pode fazer a diferença para a sua aprovação. Os testes de perfil podem ajudar um pouco nisso. Claro que eles não dão respostas 100% certas, muito menos definitivas. E isso acontece porque todos nós estamos em constante mudança e, em diferentes momentos da nossa vida, apresentamos comportamentos variados e outras reações a situações já vividas anteriormente.

Por tudo isso, eu resolvi dividir esse teste de perfil com os leitores do blog. É muito simples, em menos de 5 minutos você terá um resultado. Baixe o arquivo em PDF clicando AQUI, siga as instruções e depois venha conferir os perfis:

Catalisador: as pessoas com perfil catalisador tendem a ser extremamente criativas, empreendedoras, entusiastas e persuasivas. É a pessoa que pensa em grandes projetos e toma grandes decisões. No trabalho em equipe, usa suas habilidades sociais para convencer e obter apoio. Sob tensão, costuma falar alto e rápido, agita-se e explode com facilidade. Valoriza elogios recebidos e o reconhecimento. Pode ser visto como superficial, impulsivo, inconstante e difícil de crer. Pessoas catalisadoras precisam desenvolver a autodisciplina e a moderação.

Um planejamento elaborado por uma equipe formada só por catalisadores será rico de novas ideias, empreendedor e original. Entretanto, a equipe será incapaz de implementá-lo, porque os catalisadores trabalham no nível macro, e não conseguem visualizar importantes detalhes para a consecução das tarefas. Também não possuem autodisciplina para levar até o fim suas ideias.

Analítico: é aquele que adora fazer perguntas, obter o máximo de informações, coletar todos os dados disponíveis, orientando-se para a execução dos procedimentos. Sério, organizado, paciente, cuidadoso e controlado, procura saber todos os detalhes antes de iniciar uma atividade ou tomar qualquer decisão. Nos trabalhos em equipe, mantém-se a par do que acontece no grupo, conhece o trabalho de todos e especializa-se em uma parte da tarefa. Sob tensão, prefere manter-se calado ou se retirar, para evitar conflitos. Valoriza a segurança e maior garantia. Pode ser visto como indeciso, teimoso, perfeccionista, detalhista em excesso ou procrastinador (uma pessoa que "deixa para depois"). Os analíticos precisam aprender a tomar decisões mais rápidas e arriscar-se mais.

Um planejamento elaborado por uma equipe de analíticos terá um rico embasamento teórico e argumentos seguros. Entretanto, parecerá aos olhos dessa equipe sempre incompleto para ser colocado em prática. A decisão final deles dependerá de mais e mais detalhes, de pesquisas ou estudos aprofundados.

Controlador: o controlador é aquele que toma decisões rápidas e está sempre preocupado com o uso do seu tempo e a redução de custos. Ao trabalhar em equipe, confia na eficiência e no trabalho feito na hora. Sob pressão, tem tendência a ameaçar, impor-se e tornar-se tirânico. Nas discussões não faz rodeios, vai direto ao assunto: é objetivo e sua meta básica é conseguir resultados. Valoriza o cumprimento de metas e prazos. Pode ser visto como insensível às pessoas, crítico, impaciente e durão. Esse é o perfil tradicional dos "chefes". Precisa aprender a humildade e a escutar os outros.

Um planejamento realizado por equipe de controladores terá suas metas claramente definidas e prazos rigorosamente estabelecidos, mesmo que para isso tenham de cortar metade das cabeças da empresa e passar por cima da outra metade. Embora muito eficientes, a natureza ditatorial da pessoa controladora gera inúmeros conflitos nos relacionamentos interpessoais pelas suas atitudes.

Apoiador: considera que os seres humanos são mais importantes que qualquer trabalho; aprecia atuar sempre em equipe, procura agradar os outros e fazer amigos. É compreensivo, bom ouvinte, prestativo e "veste a camisa" da empresa. Quando trabalha em equipe faz amizades, busca harmonia e atua para o bem do grupo. Sob tensão, finge concordar ou não se manifesta. Valoriza a atenção que recebe a aceitação do grupo. Pode ser visto mais como um missionário do que um executivo, incapaz de cumprir prazos ou desenvolver projetos. Suas decisões são mais lentas e ele sempre busca não incomodar as pessoas. Os apoiadores precisam desenvolver a autodeterminação e aprender a fixar metas.

Um planejamento elaborado por equipe só de apoiadores com certeza atenderá às necessidades e interesses de todas as pessoas da empresa, se isso for possível. Mas é exatamente o que um apoiador busca: ver todos felizes e satisfeitos, independentemente de gerarem, ou não, resultados para a empresa.

Ao conhecer um pouco sobre cada um desses perfis, é fácil perceber que o ideal é buscar reunir pessoas com os quatro talentos distintos em uma mesma equipe de trabalho. O catalisador irá contribuir com suas ideias; o analítico na organização e discussão dos prós e contras; o controlador irá colocar a melhor das ideias em prática e o apoiador atuará no apoio político e no equilíbrio dos diversos interesses envolvidos.

Agora é com vocês: o que acham de fazer o teste e refletir sobre os perfis? Será que existe um perfil mais adequado para os futuros trainees?

Por Carol Weiss

4 comentários

  1. Tati Abrão // 10 de agosto de 2010 às 09:36  

    Ok, sei que estou atrasada, mas só agora consegui fazer esse teste! E é muito, muito legal!

    Carol, podia ter falado isso por email, mas quis vir publicamente te agradecer por compartilhar esse teste, hehehe. Ferramentas que ajudam no auto-conhecimento são sempre úteis! :)

  2. Samuel Barros // 23 de agosto de 2010 às 13:57  

    Prezadas, nao consigo fazer o download do arquivo do teste. Poderiam enviar para meu e-mail: samuelmbarros@yahoo.com.br

    Obrigado!

  3. Anônimo // 3 de novembro de 2012 às 12:39  

    Prezados,também nao consigo fazer o download do arquivo do teste. Poderiam enviar para meu e-mail: deisecbarcellos@hotmail.com

    Obrigada!

  4. Anônimo // 20 de fevereiro de 2013 às 12:47  

    Boa Tarde, também não consegui fazer o download do arquivo, se possivel me encaminhem para o email: ana.carolina@gatusa.com.br