(24.09.10) 


Para sair um pouquinho dos assuntos sérios que normalmente escrevemos aqui no blog, hoje resolvi fazer um post um pouco mais descontraído (mas não menos importante) sobre os efeitos colaterais que os candidatos a trainee sofrem!

Agora no segundo semestre os processos estão em alta, muitos com inscrições abertas, muitos nas fases de provas e alguns outros nas fases de dinâmicas. Para quem, assim como eu, se inscreveu em diversos processos, o estresse é efeito certo. É preciso saber se organizar bem para não confudir datas, perder prazos ou faltar uma dinâmica por ter anotado o horário errado.

Talvez seja preciso abrir mão de algum processo em prol de outro - e isso é absolutamente normal. Não temos como dar conta de tudo, ainda mais tendo que conciliar estágio, trabalho, curso de Espanhol, faculdade, TCC... Somos multifuncionais, sim, mas não somos super heróis. Então minha dica é: priorize! Veja quais processos têm mais a ver com você, ou talvez escolha aquele em que seu desempenho na prova online foi um pouco melhor. Abra mão sem remorso!

Etapas presenciais:

Pronto, chegou a época das etapas presenciais. Eba! Minha dica? Não faça dinâmicas em dias seguidos, deixe sempre um dia para descansar. Sou de Curitiba e recentemente marquei um painel seguido de uma dinâmica em São Paulo para poupar tempo e dinheiro. O resultado? Apesar de ter sido aprovada no primeiro dia, não consegui aparecer no segundo. O nervosismo foi tanto que tive febre, enxaqueca e passei mal a noite inteira! E isso é sério, pessoal! Nosso corpo não está acostumado à intensidade das dinâmicas de grupo e o excesso de informação. E ele pode responder fazendo exatamente isso: nos forçando o descanso.

Para alguns de nós o assunto "trainee" vira tópico de conversa a qualquer instante. Afinal de contas, ser candidato é quase uma profissão. Nos ocupa tempo, disposição e criatividade. E, mais ainda: nos cobra prazos e resultados. Mas a verdade é que só a gente sabe quão exaustante é essa "carreira". E quando nossos pais dizem que não estamos fazendo nada da vida? Os instintos adolescentes vêm à tona e a vontade é de bater a porta com vontade!

No fim, não somos apenas nós que sofremos os efeitos colaterais - nossa família e amigos sofrem por tabela. Por isso, acho que a melhor dica que posso deixar hoje é essa: canalize a sua energia. Os processos são longos e desgastantes, e é normal acumularmos o nervosismo e a tensão. Encontre um tempinho para você e faça algo que ajude a relaxar a sua mente. Leia livros de ficção, pratique um esporte, saia para caminhar, leve o cachorro para passear, namore, fique uma hora deitado no sol de olhos fechados. Não interessa. O importante é encontrar alguma coisa que faça seu corpo desligar 100% dos processos seletivos.

Se não estivermos com o corpo e a mente saudáveis, corremos o risco de não darmos nosso máximo nos processos. Por isso eu digo: coloque você em primeiro lugar! O restante é consequência...

Por Mari Medeiros

4 comentários

  1. Cibele Nascimento. // 24 de setembro de 2010 às 10:14  

    Excelente post Mari!!

    A masi pura das verdades é que queremos abraçar o mundo e ganhá-lo na primeira "batalha"!!

    Mas é isso...o importante é se cuidar para dar o máximo nas escolhas que fazemos, para fazermos a diferença!

    Abraço

  2. Santos // 25 de setembro de 2010 às 12:52  

    Muito bom o post!
    Na semana passada fiz 2 dinamicas no mesmo dia, para o Grupo Abril e para a Riachuelo. Fui muito bem nas duas, porem no dia seguinte estava exausto. Isso certamente varia de pessoa para pessoa.
    Os processos sao muito longos, a anxiedade vai ao extremo. Concordo com voces, chega um momento que devemos realmente "desplugar" para evitar um colapso fisico e mental.

    Abracos

  3. Marianne // 25 de setembro de 2010 às 13:52  

    Oi, Santos!

    Duas dinâmicas no mesmo dia? Você é doido! Hehehe.. O meu caso foi diferente.. Eu fiz um painel de manhã, já fui aprovada e fiquei de tarde para a entrevista.. Saí de lá no fim da tarde e estava exausta.. Meu corpo não aguentou mesmo, simplesmente não tive forças pra levantar da cama pra ir na dinâmica no dia seguinte (que começava às 7h45)..

    Mas já aprendi que comigo não dá pra ser assim.. Tenho que ir com calma e ter um tempinho pra descansar! Mas acho que é o ideal pra todo mundo, tentar não sobrecarregar o corpo e a mente, né?

    Obrigada pela visita!

    Um abraço

    Mari

  4. Anônimo // 1 de outubro de 2010 às 14:13  

    Olá:

    Muito bom esse post! Me senti retratada aqui!! O stress anda meio alto comigo também. O bom é saber que isso é um sintoma normal, ou seja que, estamos todos vivendo as mesmas coisas!

    Abraços a todos e continuem com o sucesso desse blog mais que essencial!