(16.04.10)

Quem já participou de processos para estágios e trainees geralmente tem uma boa ideia do que vestir para uma etapa presencial. Mas quem está sendo chamado agora para as primeiras dinâmicas pode ficar em dúvida: "Preciso ir de terno?", "Devo usar calça social ou jeans?", e por aí vai.

Para tentar ajudar, resolvemos dar algumas dicas simples e exemplos do que costuma ser usado, assim você não corre o risco de destoar muito dos outros candidatos!

Uma pesquisa recente da Catho Online mostrou que os recrutadores têm algumas preferências: para os homens, cabelos curtos e terno preto, sem barba ou bigode. Para as mulheres, o ideal é vestir um terninho, com maquiagem e acessórios discretos.

A melhor forma de escolher a roupa para uma dinâmica, painel ou entrevista é pensar em como você se vestiria se fosse trabalhar naquela empresa. A maioria das grandes empresas adota um padrão mais formal para o dia-a-dia (não necessariamente terno e gravata ou terninhos todos os dias, mas roupas sociais). O jeans costuma ser permitido por algumas organizações nas sextas-feiras, nos chamados casual days ou casual fridays.

Então, vamos às dicas e exemplos:

Homens

Vocês podem ir de terno (preto, azul marinho e cinza são as melhores cores) e nunca vão errar. Também é uma ótima opção a calça social com camisa, principalmente quando a etapa acontece em uma cidade de clima quente. A gravata pode ser dispensada na fase de dinâmicas, mas se você for aprovado para um painel ou entrevista com diretores, a situação se torna um pouco mais formal e é melhor usá-la. O jeans é uma boa opção se você conhece a empresa e sabe que o ambiente é mais informal e moderno. Basta combinar com camisa ou blazer e sapatos. O melhor é evitar os tênis e camiseta em qualquer situação de entrevista ou dinâmica.



Mulheres

Vocês podem variar mais do que os homens. Desde o terninho, que pode ser usado com camisas ou blusas diferentes, passando pelo tailleur, até combinar uma calça social ou saia com camisas, blazers, casacos e blusas de tecidos mais nobres. Evite sempre decotes, blusas transparentes ou abertas, de alcinhas ou sem mangas, assim como calças muito justas ou saias curtas. Os sapatos podem ou não ter saltos; hoje em dia as sapatilhas são usadas também com roupas sociais, e são mais confortáveis caso a etapa presencial seja longa.

Acessórios como lenços dão um toque especial, mas é bom evitar os muito chamativos. Ao escolher brincos, pulseiras e colares, fuja dos muito grandes e, principalmente, aqueles que fazem barulhos quando você anda e se mexe.

Se a empresa for mais informal, vá de jeans sem problemas. Com blazer ou uma blusa mais elegante e um sapato bonito, é uma opção confortável e adequada.



Além da roupa, os cuidados com cabelos, unhas e barba são importantes. Se você usa barba normalmente, lembre-se de apará-la um pouco, para não dar impressão de desleixo. Se você pinta os cabelos, é legal retocar as raízes e também fazer as unhas. Tudo isso mostra que você dá importância aos detalhes.

O segredo é mesmo usar o bom senso. Todo mundo tem uma noção (seja por filmes, revistas ou pelo que vê nas ruas) do que as pessoas vestem para trabalhar, então pense em uma roupa discreta e que passe uma imagem séria e profissional. E caso você não conheça o perfil da empresa, é preferível errar para mais do que para menos. Ou seja, melhor ser o único de terno quando os outros vestem jeans, do que ser o único de jeans quando todos estão de terno, certo?

Você não vai ser avaliado pela forma como está vestido, mas esse é um ponto importante porque pode afetar seu comportamento durante a dinâmica. Você precisa se sentir confortável e adequado ao ambiente para agir naturalmente e manter uma postura confiante. O ponto principal é: não procure chamar a atenção para você pela aparência física. É muito melhor impressionar os recrutadores pelo seu currículo, experiência e atitude.

Esperamos que aproveitem as dicas!

Um abraço e até o próximo post,

Equipe "Quem quer ser trainee?"

7 comentários

  1. Bruno // 16 de abril de 2010 às 15:35  

    Olha meninas, que post show para fechar a sexta-feira viu! Estão de parabéns mesmo. Muito legal vocês abordarem isto hehe, colocando fotos e tudo mais.

    Eu mesmo gosto muito de terno, afinal trabalho alguns dias da semana de terno.

    Vivemos em um país em que infelizmente a aparência em várias situações atraem certos tipos de vantagem. Logo, seriamos tolos ao tentar ir contra isso por mais que nossos ideais sejam diferentes.

    Você pode ser quem for, se eles não te conhecem ainda, não vá de hippie ou de rapper (nada contra nenhum dos dois estilos ehhe até que eu gosto do hippie) para uma entrevista, porque você vai quebrar a cara.
    Em aspectos como estes é necessário deixar de lado a sua total individualidade e surfar na onda dos demais hehe.

    Um abração pra vocês e bom fim de semana! Segunda estou de volta dando uma conferida!

    Beijos!
    Bruno =D

  2. Unknown // 16 de abril de 2010 às 16:50  

    Oi, Bruno! =)

    Legal ter um comentário masculino sobre o assunto "roupas", hehehe.

    Você falou bem, as pessoas ainda levam muito em conta a aparência, e em uma situação de emprego acho que isso é ainda mais forte...

    Como foi dito no post, esse não vai ser um ponto de avaliação; se você é um candidato realmente bom, não é sua forma de vestir que vai te desclassificar... mas pode influenciar um pouco, a "primeira impressão" tem um peso grande, com certeza...

    Nesse caso, realmente temos que deixar um pouco de lado nossos gostos pessoais pra se vestir, ou tentar adaptá-los ao que se espera dos candidatos. Você pode gostar de usar calça jeans e tênis no dia-a-dia, mas dificilmente vai conseguir vestir isso num ambiente de trabalho (existem exceções, mas no caso dos trainees acredito que seja bem difícil, só em "casual fridays" mesmo), então é até bom se adaptar desde as etapas de seleção...

    Bom fim de semana pra você também, Bruno!

    Carol

  3. Tati Abrão // 16 de abril de 2010 às 18:17  

    Oi gente! Então, eu tenho a impressão que algumas empresas já estão mudando um pouco o conceito de roupas no dia-a-dia. Mas nós só vamos ter a certeza disso quando estivermos lá dentro, né?
    Portanto, não dá para arriscar. Eu, sinceramente, acho um pouco de exagero chegar super mega social em uma dinâmica ou entrevista, gosto mais do meio termo. Eu sempre adoto o estilo terninho/camisa social/blusinha chique com calça jeans e sapatilha/sapato. E vejo que muitos meninos optam por esse estilo também, terno e jeans. Eu acho uma ótima opção, pois assim não erramos nem para cima, nem para baixo! :)

    Obrigada a todos pelos comentários, vocês fazem a gente muito feliz, hehehe.

    Abraços,
    Tati.

  4. Caíque Manolio // 16 de abril de 2010 às 23:27  

    Para os homens, acho que é muito fácil... só uma calça social, com uma camisa neutra (o famoso azul-executivo) vai bem em qualquer etapa de qualquer processo de seleção, pra qualquer empresa...

    Pras mulheres realmente ACHO mais difícil, então deixo pra quem entende... rs

  5. Leo // 17 de abril de 2010 às 16:19  

    Muito interessante esse post!

    Também acho que para nos homens é mais tranqüilo a escolha da roupa.

    Eu pelo menos visto uma calça social, as vezes um jeans ,camisa social e um sapato ou sapatênis dependendo da situação....já conheci algumas mulheres em dinâmicas que pareciam que estavam em um evento social de elite de tão arrumadas e bonitas que estavam.Eu pelo menos gosto de ver mulheres bonitas e arrumadas ,então podem continuar indo arrumadas,hehe

    Mas realmente acho importante cuidar um pouco do visual, não ir de qualquer jeito.
    Pois em minha opinião nas dinâmicas, influência o fato do avaliador "ir com a sua cara" ou não, então é muito importante passar uma boa primeira impressão, não parecer largado não é?

  6. Bruno // 19 de abril de 2010 às 10:38  

    Meninas olhem só o impacto do post de vocês kkkk!
    Fiquei com esta idéia do post de vocês na cabeça e saí este fim de semana com minha irmã(que é uma consultora em moda)para fazermos umas compras destas roupas mais estilosas(blazers e tal) hehehe!

    Até que gostei do estilo!
    Valeu a dica!

    Beijos!
    Bruno

  7. Marianne // 19 de abril de 2010 às 11:29  

    Oi pessoal!

    Acho que a aparência é, sim, muito importante, mas hoje em dia esse 'tabu' de ter que se vestir perfeitamente está sendo derrubado. As pessoas tentam colocar um pouco do seu estilo nas roupas que vestem pra entrevistas.. Um sapato, um detalhe, qualquer coisa que possa mostrar a sua personalidade.. Não dá pra ser todo mundo igual, né? Hehehe..

    Eu sempre procuro conhecer um pouco da empresa antes de escolher a roupa pra uma dinâmica.. Gosto do terninho básico, ou a calça social com alguma blusa mais ajeitadinha, mas também já fui em dinâmicas de jeans e terninho e me senti muito bem e confortável. Acho que o importante é justamente se sentir confortável.. É horrível colocar um terno e não conseguir nem se sentar direito na cadeira hehehe..

    Bruno, viu só? As meninas do blog ditando moda por aí! Hahaha ;)

    Beijo a todos! :)

    Mari