(31.03.10)

Vários estudos e pesquisas estão disponíveis atualmente sobre a geração Y. Uma breve busca no Google já resulta em aproximadamente 2.850.000 resultados que incluem definições, artigos, dados, opiniões e, principalmente, rótulos. Sim, rótulos. A geração Y está cheia deles: geração mimada, que não respeita hierarquia, sem fidelidade às empresas, entre inúmeros outros. Como comentou a Mari Medeiros no texto "A geração Y está perdendo a individualidade?", cabe a cada um de nós entender em quais rótulos nos encaixamos e em quais não. Mas, alguns dias atrás, li um texto que trouxe um rótulo que eu ainda não tinha visto (e que me incomodou muito): que a geração Y não gosta de trabalhar duro.

Ao ler e reler aquele texto, que trazia não só a opinião do autor mas também dados de uma pesquisa, fiquei pensando em como chegaram àquela conclusão e àqueles números. Porque, para mim, isso não faz sentido. Os jovens da geração Y que eu conheço são muito dedicados aos seus trabalhos. Trabalham com vontade, sempre buscando melhorar e inovar em seus cargos. Alguns até encontram dificuldade em deixar o trabalho para trás quando vão para a casa. Além disso, um dos rótulos mais citados sobre a geração Y é a pressa de crescer dentro das organizações. E como alcançariam isso sem trabalhar muito?

Talvez o que faltou ser descrito naquele texto é que, para a geração Y, a dedicação tem que valer a pena. O trabalho duro deve ser "compensado". Seja através de um bom salário, de um programa de carreira, de bônus financeiros, de satisfação pessoal por fazer parte daquela organização ou até mesmo através da simples valorização por parte do gestor. Qual dessas "recompensas" é suficiente para a geração Y varia de um profissional para outro. Mas, existindo uma delas, acredito que a dedicação e o trabalho duro surgem naturalmente.

A parte mais preocupante disso tudo é a possibilidade das outras gerações realmente ficarem com essa imagem sobre nós: uma geração preguiçosa, sem vontade de trabalhar. Mas acredito que quando os profissionais que possam ter esse preconceito entrarem em contato com a geração Y em um ambiente de trabalho, esta imagem seja desfeita. É o que toda a geração Y espera.

Texto de Tati Abrão

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(30.03.10)


Inscrições até 07/04 enviando currículo para: recrutamento@crowehorwathrcs.com.

O Programa

A Crowe Horwath RCS, empresa de auditoria e consultoria, abre inscrições para a contratação de 20 trainees.

Pré-requisitos

- Recém-formados ou cursando Ciências Contábeis, Administração de Empresas ou Economia;
- Conhecimento de pelo menos 1 (uma) língua estrangeira;
- Noções de Informática.

Salários e Benefícios

- Bolsa-Auxílio de valor não divulgado;
- Adicional de custeio da faculdade;
- Vale-Refeição;
- Seguro de Vida;
- Assistência Médica e Odontológica.

Etapas do Processo

- Análise de Currículo;
- Dinâmica de Grupo;
- Entrevista com o Gerente;
- Entrevista com o Presidente.

Perfil da Empresa

A Crowe Horwath RCS tem um compromisso junto ao mercado. Através de seus dirigentes, auditores e consultores, compromete-se com a qualidade técnica de seus trabalhos e a real busca de soluções, disponibilizando todos os seus esforços a fim de atingir os melhores resultados.

Valores da empresa:

Integridade: Atuar como parceiro dos clientes e profissionais, sem ocultar, mentir ou omitir dados relevantes.
Ética: Manter elevados padrões de ética, sem estabelecer concorrência desleal para angariar clientes ou profissionais.
Comprometimento: Entregar o serviço contratado, independentemente do valor acertado.
Simplicidade e praticidade: Desenvolver soluções personalizadas, simples e práticas que contribuam para o desenvolvimento dos negócios dos clientes.
Visão institucional: O vínculo dos clientes é com a Crowe Horwath RCS antes de ser com seus profissionais.
Visão e Estratégia Global: Acompanhar o dinamismo do mercado com uma estratégia global pró-ativa.
Desenvolvimento de talentos: Oferecer à equipe constante aperfeiçoamento e crescimento através de treinamento e coaching.

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(30.03.10)

COMPARTILHANDO
: Categoria para compartilhar experiências de jovens profissionais, como participação em processos seletivos, comportamento no ambiente de trabalho, comentários sobre entrevistas de emprego, etc. As experiências poderão ser relatadas através de pseudônimos para não expor os protagonistas das histórias. Neste caso, nossos personagens serão sempre o João e a Maria. :)


No final de 2008, João participou de sua primeira dinâmica de grupo em um processo de trainees. Ele já tinha participado de dinâmicas para estágio, mas imaginou que, pelo perfil dos candidatos procurados em programas de trainee, desta vez seria um pouco mais complicado e diferente. A empresa era a ALL (América Latina Logística), e as dinâmicas aconteceram depois de uma etapa de triagem e testes online.

João chegou ao local se sentindo nervoso, mas encontrou um colega de faculdade no mesmo grupo de dinâmicas e aproveitou para conversar um pouco e relaxar. Logo a representante da consultoria iniciou a etapa, primeiro com uma apresentação da empresa e em seguida orientando os candidatos a montarem suas apresentações pessoais.

João ficou impressionado com a qualidade dos candidatos. Como era seu primeiro processo, ele não estava acostumado às exigências e pré-requisitos que as seleções de trainee envolvem. Mas fez sua apresentação de forma direta e completa, e se sentiu confortável.

Em seguida, chegou a hora da discussão em grupos. O case envolvia a instalação de uma empresa em uma cidade pequena, e um dos grupos deveria defender o projeto, e o outro atacá-lo. João ficou no grupo de defesa, e procurou mostrar seu ponto de vista e participar da discussão de forma ativa. Enquanto a discussão aconteceu entre seu grupo, tudo estava indo bem...

Após alguns minutos, foi o momento de as duas equipes se confrontarem, apresentando seus argumentos a favor ou contra o projeto, e tentar buscar um acordo. Com o passar do tempo, algumas pessoas começaram a se exaltar, falar cada vez mais alto e levantar da cadeira para discutir, enquanto as outras continuaram sentadas, vendo a discussão acontecer. O João achou que alguma coisa estava errada, pois cerca de 6 pessoas estavam ali, falando sobre o projeto quase aos gritos, mostrando um comportamento mal educado e desrespeitoso, e nem a representante da consultoria, nem o responsável pelo RH da ALL faziam nada para organizar a confusão.

Algumas pessoas levantaram o braço, tentando conseguir um espaço para participar da conversa, mas foram ignoradas. Depois de um tempo, o RH da empresa falou "pessoal, vamos dar espaço pra quem está pedindo a vez", e uma menina conseguiu opinar, mas logo todos voltaram a falar ao mesmo tempo. O impulso que o João sentiu era de levantar e sair, porque ele só conseguia pensar: "É em um ambiente assim que eu trabalhar? O que eu estou fazendo aqui?".

Ele não foi embora, esperou até que o tempo da discussão terminasse e a dinâmica fosse encerrada, mas saiu um pouco desiludido de lá, pensando que talvez não pudesse ser um trainee. Com o tempo, ele descobriu que cada empresa tem um perfil e que a ALL, assim como outras, é uma empresa bastante competitiva e agressiva, e que são pessoas assim que eles buscam. Para essas empresas, ele pode não ter o perfil, mas com certeza existem outras em que ele pode se encaixar perfeitamente, é só saber buscar.

* E você, já participou de uma dinâmica com esse perfil mais agressivo? O João não gostou muito... e vocês, o que acharam? Se quiser que sua experiência apareça no "Quem quer ser trainee?", anonimamente ou não, nos envie um e-mail: quemquersertrainee@gmail.com.

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(26.03.10)


Uma ótima notícia para os candidatos que perderam a inscrição no Programa de Trainee 2010 Pricewaterhousecoopers: algumas cidades tiveram o prazo prorrogado!

Confira se sua cidade está na lista e se inscreva pelo link: http://www.pwc.com/recrutamentobrasil

Interior de São Paulo (São José dos Campos, Ribeirão Preto, Campinas e Sorocaba): até 31/03
Sudeste (Belo Horizonte e Rio de Janeiro): até 02/04
Nordeste (Recife): até 09/04
Sul (Caxias, Porto Alegre, Joinville e Curitiba): até 15/04
Centro-Oeste (Brasília): até 31/03

Para mais informações sobre esse processo, clique aqui.

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(24.03.10)

Inscrições até 19/04 pelo link: 

O Programa

O Programa Graduate's Nestlé é digirido para atrair e desenvolver jovens com talento, formados em diferentes áreas de atuação, que serão os futuros líderes da Nestlé.

A Nestlé oferece 4 tipos de Programas de Trainee:

- CBT (Commercial Basic Trainee): voltado para as áreas de Marketing e Vendas, o trainee irá se desenvolver na área Comercial. O programa foi feito na medida para jovens talentosos e motivados, que irão potencializar seus conhecimentos e habilidades em um mundo real e desafiador.
- TBT (Technical Basic Trainee): voltado para as áreas de Produção, Qualidade e Desenvolvimento, esse programa permite ao trainee se desenvolver na área de Técnica & Manufatura. A Nestlé conta com diversas fábricas no México, além da área corporativa, e seus processos de produção são reconhecidos pela excelência, qualidade e vanguarda.
- HRBT (Human Resources Basic Trainee): esse programa é voltado para Recursos Humanos, com experiências rotativas em todas as áreas. A Nestlé possui mais de 14 mil colaboradores, então os desafios, oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento são inesgotáveis.
- FBT (Financial Basic Trainee): Planejamento Financeiro, Controladoria, Contabilidade, Auditoria, Custos, Estratégia... tudo isso e mais é o que irão encontrar os Trainees interessados na área Financeira.

Pré-requisitos

- Jovens formados entre julho/2008 e julho/2010;
- Inglês avançado;
- Capazes de trabalhar em equipe;
- Que mostrem paixão por Nutrição, Saúde e Bem-estar;
- Amantes dos desafios, criativos e inovadores;
- Pró-ativos e entusiasmados para criar o futuro;
- Flexíveis e adaptáveis;
- Focados em resultados;
- Com disponibilidade para viajar.

Salários e Benefícios

Não informado.

Etapas do Processo

- Inscrições online (16 de março a 19 de abril)
- Testes online (21 a 28 de abril)
- Painéis (11 a 14 de maio)
- Assessment (25 a 28 de maio)
- Início do programa (15 de junho)

Perfil da Empresa

No mundo, a Nestlé se situa como a líder em Alimentação e Nutrição. Está presente em todos os continentes, com mais de 8.500 produtos. O Grupo Nestlé México vive um constante crescimento, contando atualmente com 13 fábricas no país, gerando mais de 5.600 empregos diretos.

A Nestlé tem orgulho de sua herança e tradição, que a levou a ser a companhia nº 1 em Nutrição, Saúde e Bem-estar. A missão da Nestlé no México é levar o bem-estar às famílias mexicanas durante toda a sua vida, beneficiando tanto clientes, funcionários, acionistas, fornecedores e a comunidade.

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(24.03.10)


Inscrições até 18/04 pelo link: http://www.ciadetalentos.jobs/traineebanamex

O Programa

Se você se considera uma pessoa talentosa, empreendedora, com energia e disposição para superar desafios e alcançar resultados excepcionais, venha fazer parte desta equipe. Se inscreva para o Programa de Trainees de Tesorería do Banamex.

O programa tem duração de 9 meses, com a possibilidade de ocupar uma vaga efetiva ao final. Durante esse período, a empresa oferece a chance de duas visitas entre as diversas áreas da Tesouraria, com avaliações de desempenho e treinamento formal em cada uma delas. O ambiente do Banamex permite crescimento, aprendizagem de alto nível, oportunidade de desenvolvimento e desafios constantes.

Pré-requisitos

- Recém-formados (no máximo em dezembro de 2008) ou cursando o último semestre dos cursos: Administração, Economia, Física, Matemáticas Aplicadas, Química, Engenharia Elétrica, Industrial, Mecânica e Mecatrônica;
- Disponibilidade para período integral;
- Excelente desempenho acadêmico;
- Fluência em inglês: oral, escrito e leitura;
- Domínio do pacote Office: planilhas, pacotes estatísticos e macros;
- Habilidades gerais: ótima capacidade quantitativa, liderança, capacidade de análise e síntese e trabalho sob pressão, orientação para resultados e solução de problemas, senso comum, facilidade para se relacionar, bases éticas sólidas, alto nível de energia e interesse pelo mercado.

Salários e Benefícios

Salário de $10,500.

Etapas do Processo

- Inscrições online (de 22 de março a 18 de abril de 2010)
- Análise dos Perfis (de 19 a 20 de abril de 2010)
- Testes online (de 21 a 28 de maio de 2010)
- Painéis (de 6 a 11 de maio de 2010)
- Assessment Center: painéis e entrevistas (de 19 a 21 de maio de 2010)
- Seleção dos participantes (24 de junio de 2009)
- Início do programa (junho de 2010)

Perfil da Empresa

O Banco Nacional de México (Banamex) surgiu em 2 de junho de 1884. Em agosto de 2002 se tornou parte do Citigroup, a principal instituição financeira do mundo, com presença em mais de 100 países, porém conservando seu nome original como reconhecimento ao prestígio de sua marca. O Grupo Financeiro Banamex tem como subsidiárias as seguintes empresas:
- Banamex
- Acciones y Valores Banamex (Casa de Bolsa)
- Seguros Banamex
- Afore Banamex
- Crédito Familiar
- Banamex USA

Observações: Todas as etapas do processo de seleção são eliminatórias e acontecerão na Cidade do México.

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(24.03.10)


Estava lendo o texto de Tatiana Kielberman, "Os super-heróis da Geração Y são os pais", no Foco em Gerações (disponível clicando aqui) e me fiz a seguinte pergunta: no que eu sou diferente da Geração Y?

Eu sempre fui contra a generalização da minha (da nossa!) geração que é feita por muitos autores e estudos, mas também sempre encontrei características em mim que se encaixam perfeitamente nas definições da Geração Y. É normal nos encaixarmos nesses pré-conceitos, mas até que ponto isto acaba nos definindo como pessoas?

Pergunto isso pois muitos jovens encontram nessas definições um auto-conhecimento que, na realidade, não existe. É comum, hoje em dia, encontrar pessoas que se classificam como genY de carteirinha. E, no fim, agem exatamente desta forma, não por realmente serem assim, mas por quererem se sentir parte de uma "tribo" muito maior e que instiga a curiosidade de muitos. Perdem sua personalidade, sua individualidade, na tentativa de encontrar um "lugar no mundo".

Em outro texto já citei as particularidades que cada um de nós possui. Podemos ser definidos em estudos, mas somos seres humanos únicos, com características únicas e pensamentos que devem ser, talvez não únicos, mas coerentes com o que acreditamos.

Esse tema me veio à cabeça enquanto lia o texto da Tatiana por não me sentir parte do grupo dentro da Geração Y que é super-conectada com seus pais. Sou próxima da minha mãe, sim, e tenho muito orgulho de tudo o que ela fez e conquistou, mas sempre busquei fugir da super proteção que ela tentava me dar enquanto eu crescia. Eu sempre fui independente, busquei meus objetivos (e isso não quer dizer que outras pessoas não o tenham feito) e, acima de tudo, sempre quis fugir do casulo. Eu nunca tive receio de sair de casa e "criar" minha própria vida - e talvez essa vontade tenha sido um facilitador durante os dois intercâmbios que fiz e tenha me deixado um pouquinho mais preparada para, quem sabe, ser trainee.

Voltando à pergunta que fiz no início do texto e às questões que levantei anteriormente: em que somos diferentes das atribuições dadas à Geração Y? Se você parar para pensar, é capaz de descobrir coisas que nem imaginava. Somos todos ansiosos e desesperados por feedback? Queremos todos crescer em pouco tempo? Somos todos infiéis às empresas e fiéis ao nosso próprio crescimento? Todos nós não conseguimos aceitar a hierarquia?

A verdade é que lemos todos os dias classificações a nosso respeito que acabamos perdendo o limite entre o que somos e o que "devemos" ser de acordo com os autores desses textos.

É importante para nós, jovens, conhecer a nossa geração e procurar melhorar nossos defeitos - pois, acredite, temos muitos. Mas devemos ter olhos críticos ao buscarmos informações e, mais ainda, devemos utilizar essas ferramentas em busca do nosso auto-conhecimento, avaliar no que somos bons e no que precisamos evoluir. Não perca seu individualismo, ele é fundamental para diferenciar você de outros candidatos em um mercado onde somos, aparentemente, todos iguais.

Texto de Mari Medeiros

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(23.03.10)

COMPARTILHANDO
: Categoria para compartilhar experiências de jovens profissionais, como participação em processos seletivos, comportamento no ambiente de trabalho, comentários sobre entrevistas de emprego, etc. As experiências poderão ser relatadas através de pseudônimos para não expor os protagonistas das histórias. Neste caso, nossos personagens serão sempre o João e a Maria. :)


João, um recém formado e aspirante a trainee, participou de poucos processos seletivos em 2009, pois estava trabalhando e não queria atrapalhar suas tarefas na empresa com possíveis convocações em etapas presenciais. Por conta disso, escolheu apenas algumas empresas para se inscrever, e uma delas era a Nestlé. Durante o ano, a Nestlé tornou-se, juntamente com a Unilever, uma das "queridinhas" de João. Após os testes online, João ficou surpreso com sua convocação para as dinâmicas pois considerava que seu aproveitamento nas provas havia sido muito abaixo do esperado. Porém, como a empresa era uma de suas preferidas, animou-se e encheu-se de expectativas para a etapa presencial.

João preparou-se de forma satisfatória, buscou informações na Internet e considerava-se um candidato com princípios e valores compatíveis com a Nestlé.

João abriu o jogo com seu chefe e conseguiu um dia de folga na empresa em que trabalhava. No dia da dinâmica, viajou para Sâo Paulo. Ele pegaria um vôo que partia de sua cidade às 6h20 da manhã, com previsão de chegada por volta das 7h20 - o que lhe daria tempo suficiente para localizar-se e chegar no local da dinâmica com folga. Entretanto, um problema no avião causou um atraso de cerca de 1 hora. Quando embarcou, porém, o horário ainda lhe daria tempo para chegar - com sorte - pontualmente para participar da etapa.

Chovia em São Paulo. Naquele dia, nenhum avião pousou em Cumbica, Guarulhos ou até mesmo em Viracopos (Campinas) por cerca de 1 hora. O avião de João sobrevoou a cidade que estava embaixo de um forte temporal e, por fim, às 9h (horário de início da dinâmica de João), o piloto informou que o vôo fora desviado para o Rio de Janeiro.

No Rio de Janeiro, João conseguiu um vôo para São Paulo somente próximo ao horário de almoço. Após atravessar a cidade de um aeroporto a outro, ele pousou em São Paulo somente às 13h30. O vôo de volta para casa partia às 19h, fato que deu tempo à João para entrar em contato com a consultoria e tentar reagendar sua dinâmica para o dia seguinte. Nas três a quatro horas seguintes, João ligou para a consultoria de tempo em tempo atrás de uma posição, conversou com seu chefe sobre a situação e o desejo de participar do processo e, por fim, conseguiu uma vaga na dinâmica do dia seguinte. Depois de conseguir outro dia de folga com seu chefe e remarcar a passagem, foi em busca de um hotel para passar a noite.

João participou da dinâmica mas acabou não sendo aprovado para a próxima fase. Entretanto, ele não se arrepende das escolhas que fez naquela ocasião. Muitos candidatos poderiam considerar o esforço feito por ele como "perda de tempo", mas João acredita que a experiência (e seu resultado) lhe ensinou um pouco sobre resiliência, força de vontade e os sacrifícios que às vezes temos que fazer em busca de nossos objetivos.

João está atualmente desempregado, por escolha própria. Decidiu ir em busca de seu sonho: tornar-se trainee. E ele acredita que uma de suas melhores qualidades é exatamente essa: a coragem para sacrificar algumas coisas em busca de um objetivo muito maior e, em sua opinião, muito melhor.

* E você, já teve que sacrificar algo na busca por uma vaga de trainee? Passou por situações que foram consideradas "perda de tempo" por você ou por outras pessoas? Se quiser que sua experiência apareça no "Quem quer ser trainee?", anonimamente ou não, nos envie um e-mail: quemquersertrainee@gmail.com.

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(22.03.10)


Olá pessoal!

Hoje o post é para comemorar duas vitórias do "Quem quer ser trainee?": na semana passada, o blog completou um mês de vida e atingiu a marca de 5.000 visitas!

Por isso viemos agradecer a todos que têm nos acompanhado e o feedback que temos recebido através de comentários, emails, twitter e orkut. Foram vários elogios e sugestões que têm nos ajudado a deixar o blog mais completo. Queremos que o "Quem quer ser trainee?" seja cada vez melhor e, para isso, esperamos que vocês continuem participando.

Obrigada e até o próximo post!

Mari, Tati, Carol e Paty.
Equipe "Quem quer ser trainee?"

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(19.03.10)

Inscrições até 04/04 18/04 pelo link: http://www.focotalentos.com.br/mrv2010

O Programa

O Programa Caça-Talentos da MRV busca talentos com a intenção de prepará-los para assumir cargos-chave e construir uma carreira na companhia. Para tanto, foi estruturado um plano de desenvolvimento que inclui: palestras, treinamentos externos e internos, atividades em obras e escritório, acompanhamento próximo do Departamento de Gestão de Pessoas e da Alta Direção da MRV.

Pré-requisitos

- Estar cursando 7°, 8° ou 9° período de Engenharia Civil ou Engenharia de Produção Civil;
- Disponibilidade de 4h ou 6h diárias;
- Pacote Office (principalmente Excel);
- Inglês avançado;
- Dinamismo;
- Proatividade;
- Praticidade;
- Bom relacionamento.

* O programa terá duração de 2 a 3 anos, dependendo do período atual do estagiário/trainee, conforme abaixo:
7° período: 1 ano de estágio e 2 anos de trainee;
8° período: 6 meses de estágio e 2 anos de trainee;
9° período: 2 anos de trainee.

Salários e Benefícios

Não informado.

Etapas do Processo

- Testes online (Prova de Lógica, Prova de Conhecimentos Gerais, Prova de Inglês);
- Testes presenciais (Prova de Informática, Teste de Raciocínio Lógico) - IMPORTANTE: Nesta etapa o candidato deverá entregar seu histórico escolar;
- Dinâmica de grupo/Testes Psicológicos;
- Entrevista com gestores da MRV.

Perfil da Empresa

Desde 1979 no mercado imobiliário, a MRV Engenharia é a maior construtora e incorporadora do país em seu segmento, além de ser a única que oferece casas e apartamentos em mais de 75 cidades do Brasil. Sua larga experiência permite o planejamento do processo construtivo, a antecipação de tendências e a melhor relação custo/benefício do mercado.

A empresa tem seu foco na redução de custos, inovação e ética. E investe em projetos sociais, ações ambientais e de incentivo ao esporte, proporcionando novas perspectivas de futuro para todos.

Fonte: http://www.mrv.com.br

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(19.03.10)

Inscrições pelo link: http://www.deloitte.com.br. Acesse Carreiras > Programa Novos Talentos.

O Programa

A Deloitte oferece oportunidades para os jovens que desejam iniciar uma carreira bem-sucedida e que pretendem adquirir experiências enriquecedoras.

Com mais de 3.600 profissionais no Brasil e 165.000 em todo o mundo, a Deloitte está comprometida com o desenvolvimento profissional de suas equipes e, principalmente, com o dos seus jovens talentos, que recebem treinamento qualificado, e começam a construir, desde o primeiro dia, uma sólida carreira.

Se você está cursando faculdade a partir do 2º ano ou é recém-formado e quer ser um dos 500 jovens contratados anualmente para fazer carreira em nossa empresa, a Deloitte o desafia a participar do Programa Novos Talentos.

Pré-requisitos

- Estudantes universitários a partir do 2º ano ou recém-formados dos cursos de: Ciências Contábeis, Economia, Administração, Engenharia, Direito, Ciências Atuariais, Ciências da Computação ou Sistemas de Informação, de acordo com o perfil da vaga disponível.
- Desejável bons conhecimentos de Inglês e Informática

Salários e Benefícios

Não informado.

Etapas do Processo

Não informado.

Perfil da Empresa

A Deloitte oferece serviços nas áreas de Auditoria, Consultoria Tributária, Consultoria em Gestão de Riscos Empresariais, Corporate Finance, Consultoria Empresarial, Outsourcing, para clientes dos mais diversos setores. Com uma rede global de firmas-membro em mais de 140 países, a Deloitte reúne habilidades excepcionais e um profundo conhecimento local para ajudar seus clientes a alcançar o melhor desempenho, qualquer que seja o seu segmento ou região de atuação.

Os 165 mil profissionais da Deloitte estão comprometidos a tornarem-se o padrão de excelência do mercado e estão unidos por uma cultura colaborativa, que encoraja a integridade, o comprometimento, a força da diversidade e a geração de valor aos clientes. Eles vivenciam um ambiente de aprendizado contínuo, experiências desafiadoras e oportunidades de carreira enriquecedoras, dedicando-se ao fortalecimento da responsabilidade corporativa, à conquista da confiança do público e à geração de impactos positivos em suas comunidades.

Fonte: http://www.deloitte.com.br

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(17.03.10)

Conseguir seu espaço no mercado de trabalho está cada dia mais complicado. Ainda mais para quem está começando...

De acordo com um levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), 31% dos jovens entre 18 e 24 anos estão à procura por uma vaga.

Existem aqueles que realmente gostam do que fazem e se dedicam a isso. Mas, ainda assim, é preciso ter uma visão sistêmica e muita criatividade para entrar e crescer em um mercado que transborda novos bacharéis.

Atualmente, ser formado por escolas renomadas é requisito básico na disputa por uma vaga. Entretanto, a formação nas chamadas “escolas de griffe” vem cedendo seu lugar a características pessoais como criatividade, liderança, iniciativa, comunicação e, principalmente, habilidade para perceber e resolver problemas no ambiente corporativo.

No ano passado, milhares de candidatos não conseguiram ocupar as 872 vagas de estágio e trainee oferecidas por grandes empresas. Muitos foram dispensados por problemas curriculares, como formação insuficiente, falta de domínio de línguas estrangeiras e conhecimentos de informática. Contudo, boa parte foi descartada pela falta das características pessoais já citadas.

Além disso, a falta de experiência é uma das principais barreiras para conseguir a tão sonhada vaga. Em toda entrevista de emprego nos deparamos com as famosas perguntinhas de RH: “conte-nos uma experiência em que você se mostrou um bom líder”, “dê um exemplo de um projeto em você obteve sucesso e como o alcançou”, ou ainda, “por que a minha empresa deve te contratar?”.

O mercado cobra a prática mas não dá oportunidade para que o jovem pratique, cobra experiência de quem nunca pôde vivenciá-la. Alguns ainda procuram outros caminhos, fazem malabarismos com outras áreas até conseguirem se encaixar em uma, mas a maioria fica “presa” à esperança de que a vaga certa vai aparecer, cedo ou tarde.

É preciso ter fôlego para lidar com as mazelas de um primeiro emprego com um salário que nem de longe é aquele que sonhávamos na época da faculdade.

A verdade é que se com estudo está difícil, experimente viver sem ele. Se você pretende que alguma coisa aconteça com você, é melhor fazer algo do que apenas ficar esperando. Faça um curso, informe-se, corra atrás de novas oportunidades. Se nada aparecer nesse período, pelo menos não foi um tempo desperdiçado!

Texto de Paty Fatuch

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(16.03.10)


Inscrições até 19/04 pelo link: http://www.traineesaintgobain.com.br

O Programa

O Programa Trainees Saint-Gobain foi criado para atender os objetivos estratégicos do Grupo Saint-Gobain, de suprir suas necessidades atuais e futuras de crescimento e expansão, por meio da identificação e preparação de futuros líderes para a organização.

Durante o programa, os jovens profissionais têm possibilidade de desenvolver seus talentos, por meio de uma formação diferenciada que potencializa suas competências.

Pré-requisitos

- Formados e formandos entre Julho/2008 e Julho/2010 preferencialmente nos cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Química, Engenharia (Outras) e Química.
- Bons conhecimentos de Inglês e/ou Francês.

Salários e Benefícios

Não informado.

Etapas do Processo

- Inscrições até 06/04
- Testes On-line: Março e Abril
- Dinâmicas de grupo: Abril e Maio
- Entrevista em Inglês e/ou Francês: Maio
- Apresentação de cases e entrevistas finais: Maio
- Processo de admissão: Maio e Junho
- Início: semana do dia 07/06.

* As vagas são nas áreas Administrativa/Financeira, Comercial, Industrial e Controle de Qualidade.

Perfil da Empresa

O Grupo Saint-Gobain foi criado em 1655 e desde o início sempre se pautou por conceitos de inovação tecnológica e valorização de talentos. A Saint-Gobain conta atualmente com 200.000 colaboradores atuando em 64 países e cerca de 14.000 nas empresas sediadas no Brasil, Argentine e Chile.

Atualmente o Grupo foca sua estratégia mundial na fabricação e distribuição de materiais de construção, entre outras atividades.

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(16.03.10)

COMPARTILHANDO: Categoria para compartilhar experiências de jovens profissionais, como participação em processos seletivos, comportamento no ambiente de trabalho, comentários sobre entrevistas de emprego, etc. As experiências serão relatadas através de pseudônimos para não expor os protagonistas das histórias. Portanto, nossos personagens serão sempre o João e a Maria. :)

No ano passado, Maria se inscreveu em vários processos de trainees. Algumas empresas eram grandes multinacionais conhecidas, outras eram empresas menores, e havia ainda aquelas que a Maria nem sabia exatamente o que faziam, mas abriram processos de trainees e ela se inscreveu.

A Whirlpool-Embraco estava, em parte, neste terceiro grupo. Claro, a Embraco é tradicional no ramo de refrigeradores, mas esta era toda a informação que a Maria tinha. Ela não sabia qual a ligação entre a Whirlpool e a Embraco (pois os processos foram conduzidos separadamente para cada empresa), não conhecia a história, valores ou estilo das empresas.

Após passar pela triagem de currículos e testes online, Maria foi convocada para as dinâmicas de grupo da Whirlpool, em Joinville (SC), onde fica a sede da empresa, e onde os trainees aprovados iriam trabalhar. Como não é uma cidade muito distante da sua e a Maria poderia ir de ônibus até lá sem grandes despesas, decidiu arriscar e investir nesse processo.

A dinâmica começou com a apresentação da consultoria responsável pelo processo, da empresa e estrutura do programa de trainees. A Maria, nessa hora, começou a ficar um pouco decepcionada. O programa era ótimo, mas muito focado nas áreas de exatas e projetos de tecnologia e engenharia, e a área da Maria era humanas. Mas como ela tinha sido aprovada nas fases anteriores, e havia mais candidatos de humanas presentes, resolveu esperar e torcer para vagas na sua área.

O vídeo institucional também a deixou um pouco desapontada. Em nenhum momento foi citada a área de interesse dela. O vídeo falava sobre a estrutura da empresa, um pouco sobre responsabilidade social, mas nada específico sobre a área a que ela estava concorrendo.

Após uma apresentação pessoal dos candidatos e um rápido coffee-break, houve a discussão e apresentação de um case em grupos. Por ter perdido um pouco do interesse na empresa, a Maria não participou tão bem quanto poderia. Mas pôde prestar atenção aos outros candidatos e viu ali um grupo muito bom. Vários demonstravam liderança, inteligência, pensamento rápido e foco em resultados.

Depois de encerrada essa etapa, foi solicitado que todos aguardassem até que os avaliadores discutissem seus pontos de vista, e os feedbacks seriam dados ali mesmo. A espera foi grande, quase uma hora... alguns tiveram que cancelar passagens de ônibus ou tentar trocar os horários por telefone. E quando as respostas saíram, apenas dois candidatos foram aprovados, de uma turma de quase 30 pessoas. Foi visível a decepção da maioria, pois os feedbacks foram vagos: "você não conseguiu mostrar quem é", "faltou se destacar mais no grupo", "poderia ter mostrado mais sua personalidade". Todos ouviram mais ou menos a mesma coisa, com palavras diferentes.

A Maria não sentiu muito por essa "bota", já que a empresa não era o que ela esperava. Mas o desgaste poderia ter sido evitado, caso ela tivesse se informado melhor antes de decidir ir à dinâmica. Os processos de trainee envolvem muitos fatores - tempo, dinheiro, dedicação, preparação emocional - então é importante saber (de preferência antes de se inscrever) o que a empresa faz, quais seus valores, como ela trata seus funcionários, qual é o seu foco de negócios e como funciona o seu programa de trainees.

A Maria poderia ter deixado de ir nessa dinâmica, mas valeu como uma experiência e um aprendizado: a importância de selecionar empresas que combinam com o seu perfil pessoal.

Se você também pensa assim, não deixe de ler os perfis que são publicados junto com as informações sobre cada processo seletivo aqui no "Quem quer ser trainee?". E claro, entre no site da empresa, pesquise, leia notícias sobre ela e, caso conheça funcionários dela, é sempre bom perguntar como é o clima e o ambiente de trabalho.

* Agora, queremos que você participe: você pesquisa sobre as empresas antes de se inscrever? Ou já se decepcionou ao participar de uma dinâmica, como aconteceu com a Maria? Se quiser que a sua experiência também apareça no "Quem quer ser trainee?", anonimamente ou não, nos envie um email: quemquersertrainee@gmail.com.

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(15.03.10)

Inscrições até 01/04 pelo link: http://www.focotalentos.com.br/cyrela2010/

O Programa

Participe do processo de seleção da Cyrela para a contratação na área de Desenvolvimento Imobiliário. Além de ser a maior incorporadora do país, a Cyrela é uma empresa que oferece as grandes oportunidades para quem quer crescer profissionalmente. Venha fazer parte dessa equipe.

O que esperamos é um profissional jovem, que possua visão abrangente, conhecimento em várias áreas, muita iniciativa e perseverança.

Pré-requisitos

- Superior completo em Arquitetura, Administração, Economia, Engenharia, Direito ou áreas afins;
- Dinamismo, vitalidade, criatividade, visão de oportunidade;
- Profissional generalista;
- Para atuar nos mercados de São Paulo, Fortaleza, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba.

Salários e Benefícios

Não informado.

Etapas do Processo

Não informado.

Perfil da Empresa

A Cyrela Brazil Realty é a maior incorporadora de imóveis residenciais da América Latina (por valor de mercado). É uma marca presente na vida do brasileiro há mais de 50 anos que leva o conceito de morar bem e investir com qualidade. Por todas as suas REALIZAÇÕES e história inovadora, a Cyrela construiu um nome respeitado e tornou-se sinônimo de qualidade e solidez, somando mais de 7.500 colaboradores

Fonte: http://www.cyrela.com.br

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(15.03.10)

Inscrições até 15/04 pelo link: http://www.across.com.br/cea

O Programa

Ancorado numa moderna gestão de treinamento, avaliação e acompanhamento de profissionais da C&A, (incluindo de gerentes a membros da diretoria executiva), o programa prepara profissionais para assumirem postos de comando nos negócios da empresa.

- Se você participou das etapas presenciais do último processo seletivo do programa de Trainees C&A, processo que ocorreu entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010, você não poderá participar deste processo.

Pré-requisitos

- Inglês avançado;
- Disponibilidade total para mudanças para qualquer cidade ou Estado brasileiro;
- Formação superior, nível bacharelado, concluída entre Julho/2007 e Julho/2010 nos cursos: Administração de Empresas, Arquitetura, Comércio Exterior, Comunicação Social, Propaganda e Marketing, Economia, Engenharia (Produção, Têxtil, Química, Industrial, Civil), Marketing, Moda, Relações Internacionais.

Salários e Benefícios

Não informado

Etapas do Processo

Não informado

Perfil da Empresa

A C&A é uma das maiores cadeias de varejo de moda no mundo. De origem holandesa, foi fundada em 1841 pelos irmãos Clemens e August, cuja união das iniciais de seus nomes resultou na marca C&A. Nessa trajetória de sucesso, em 1976 foi inaugurada a primeira loja no Brasil, no Shopping Ibirapuera, em São Paulo. Atualmente, a C&A está presente em grande parte do território nacional.

Missão e valores da C&A

Ao longo dos seus 165 anos, a C&A sempre acreditou ser fundamental conduzir a empresa baseada em princípios éticos e morais. A responsabilidade social e a transparência, presentes na sua forma de atuar, foram, a todo momento, compartilhadas com o público com que a empresa se relacionou nesse período: funcionários, fornecedores, clientes e a comunidade.

A C&A tem certeza de que só com esses valores e com essa forma de agir vai contribuir para o desenvolvimento do país, onde está desde 1976.

Para monitorar a empresa, a C&A desenvolveu uma metodologia de acompanhamento das suas ações, realizando pesquisas de satisfação com clientes, funcionários e fornecedores.

Fonte: http://www.cea.com.br

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(11.03.10)

Hoje recebemos um e-mail com novas informações da Cia de Talentos a respeito do Programa de Trainee SHV Gas Brasil 2010, reproduzido abaixo:

"A SHV Gas Brasil alterou sua estratégia para o Programa de Trainee focando apenas na área COMERCIAL.

Para esta área, serão considerados os seguintes cursos: Administração de Empresas, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas), Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Relações Internacionais.

Caso tenha interesse em participar do processo para esta área, você deverá realizar a etapa de testes, que consiste em um teste de Inglês e um de Raciocínio Lógico (via internet)."


Ainda não temos a informação se todos os inscritos dos cursos que não eram exigidos na área Comercial estão sendo convocados para a prova ou se houve uma triagem dos candidatos. Vamos tentar adquirir essa informação com a Cia de Talentos e assim que possível, postaremos novidades.

Para mais informações sobre o Programa de Trainee SHV Gas Brasil 2010, clique aqui.

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(11.03.10)

Inscrições até 18/04 pelo link: www.vagas.com.br/ve233516?cd=1


O Programa

Anualmente, o Itaú BBA abre um novo processo seletivo para estudantes interessados em participar do programa, cuja duração é de um ano. Durante este período, os selecionados terão oportunidade de atuar em quatro diferentes áreas, ao lado dos melhores profissionais, e conhecer, na prática, como funcionam as atividades de um Banco de Atacado e Investimentos, e Operações de Tesouraria.
Ao preencher o formulário, o candidato deve indicar em que ramo deseja atuar: Administrativo ou Negócios.
- Administrativo: compreende as áreas de Crédito, Planejamento e Operações, Produtos e Tesouraria(Banking e ALM).
- Negócios: compreende as áreas Comerciais (Corporate e Large Corporate), Crédito, Fixed Income, Produtos e Tesouraria.

Ao fim do programa: de acordo com a disponibilidade de vagas e do desempenho de cada um, o trainee pode ser convidado a integrar o quadro de funcionários efetivos do Itaú BBA, com aumento na remuneração.

Ao fim do primeiro ano de efetivado: passará a participar do programa de remuneração variável do Banco, com distribuição semestral de resultados.

Pré-requisitos

- Formandos em Administração de Empresas, Economia, Engenharias, Estatística e Matemática.

Salários e Benefícios

- Assistência Médica
- Assistência Odontológica
- Seguro de Vida
- Vale Refeição
- Vale Alimentação
- Todos os Trainees recebem PLR definida por instrumentos legais, que, historicamente, tem representado mais dois salários anuais.

Etapas do Processo

- Inscrições: A partir de 01/03/10
- Prazo final para inscrições: 18/04/10
- 1ª fase - Triagem das inscrições: 20/04/10
- 2ª fase - Provas: 27 a 30/04/10
- 3ª fase - Entrevistas: 18 a 26/05/10
- Resultados: 01/06/10
- Início do Programa: 01/07/10

Perfil da Empresa

O Itaú BBA é o banco de atacado do grupo Itaú Unibanco Banco Múltiplo. Com trajetória marcada por associações bem-sucedidas e investimento para oferecer os melhores produtos e serviços para empresas, o Itaú BBA é resultado da fusão dos bancos BBA e das áreas "corporate" do Itaú e Unibanco.

As principais atividades do Itaú BBA estão nas áreas de clientes corporativos, tesouraria, internacional e investment banking. A estratégia do Banco consiste em conhecer a fundo seus clientes de modo a poder serví-los de maneira completa e diferenciada.

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(10.03.10)


Inscrições até 30/03 enviando currículo para rh@dalkia.com.br com o assunto "Programa de Trainee 2010".

O Programa

A Dalkia, divisão de energia da Veolia Environnement em parceria com a Electricité de France (EDF), abre inscrições para o programa de trainees 2010. A multinacional francesa oferece, inicialmente, seis vagas, para atuação nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do País. O objetivo do programa é contratar jovens profissionais recém-formados em Engenharia Elétrica ou Mecânica, com interesse em desenvolver carreira na empresa.

Os trainees aprovados serão contratados inicialmente para as áreas técnicas e operacionais e passarão cerca de dois meses conhecendo as áreas de apoio da empresa, como a sede da Dalkia e as áreas de Recursos Humanos, Comercial, Projetos, TI, Jurídico e Financeiro. Em seguida, terão seis meses de experiência em operações diversificadas da Dalkia junto aos clientes, com diretrizes específicas, para conhecimento da atuação da multinacional em cada um de seus segmentos. Ao final do programa, os profissionais desenvolvem um trabalho para apresentação ao comitê de direção da Dalkia, com sugestões para a rotina de negócios e de operação da empresa.

Pré-requisitos

- Morar nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Bahia (Salvador). Os profissionais serão selecionados de acordo com as necessidades de cada unidade;
- Conclusão do curso de graduação em Engenharia nos últimos dois anos;
- Flexibilidade, espírito de servir, energia, vontade de aprender e ética nas relações;
- Disponibilidade para viagens.

Salários e Benefícios

- Remuneração de R$3.000, em regime de CLT;
- Vale refeição, vale transporte, assistência médica e odontológica e bônus.

Etapas do Processo

- Análise curricular;
- Assessment center, com realização de jogos de negócios, em que o grupo discute um case real e as possibilidades de desenvolvimento;
- Entrevistas e testes por competências pessoais e profissionais.

Perfil da Empresa

Presente em mais de 40 países, a Dalkia é referência mundial em serviços de eficiência energética. Como uma empresa do Grupo Veolia Environnement e da Electricité de France – EDF, tem como principal objetivo a otimização do consumo de energia e a sustentabilidade das instalações de seus clientes. No Brasil, a empresa está presente desde 1998 e atua em diversos setores: Educação, Indústria, Prédios Comerciais, Saúde e Shopping Centers.

Fonte: http://www.dalkia.com.br

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(10.03.10)  

Uma das características mais comentadas sobre a geração Y é a sua dificuldade em respeitar a hierarquia de uma empresa. Alguns autores mais enfáticos dizem que essa dificuldade, na verdade, é a de seguir ordens, ser subordinado a alguém, devido aos mimos recebidos pela geração que os criou (os baby-boomers).

Do meu ponto de vista, isso não é necessáriamente verdade. A geração Y respeita, sim, seus superiores e entende que tem muito o que aprender com eles. A diferença, acredito, está no fato desse respeito ser conquistado.

A geração Y não entra em uma empresa admirando seus gestores pelo simples fato de estarem naquela posição. Eles o respeitam por serem bons no que fazem, por suas iniciativas e ideias, pelo modo como lideram suas equipes, entre tantos outros fatores que caracterizam, realmente, um bom líder. Quando esse respeito existe, a relação se torna muito produtiva. Pois, como já estamos cansados de saber, o trabalho se torna muito mais eficaz quando é feito por uma equipe alinhada e unida. O que talvez a geração Y deveria ter em mente é que mesmo os bons gestores possuem seus defeitos. Às vezes, as características pessoais de um gestor podem não agradar a maioria mas, contanto que suas atitudes profissionais não sejam afetadas por essas características, isso não deve influenciar a equipe e o seu trabalho.

Somadas, nós do "Quem quer ser trainee?" já passamos por todos os tipos de gestores. Dos mais honestos e justos aos mais descontrolados e irredutíveis, do gestor que faz parte da sua família ao gestor estrangeiro que só mantém contato por videoconferência. Todos com suas inúmeras qualidades e defeitos. E aprendemos a lidar com eles, e a absorver o que quer que fosse que tinham para nos ensinar, contrariando o comportamento esteriotipado que foi associado à geração Y.

O importante é lembrar que, na maioria das vezes, essas pessoas conquistaram o seu lugar nas empresas onde estão, e, assim como nós, iniciantes, também tiveram que conviver e aprender diariamente com os seus chefes, gostando deles ou não. A atitude tomada em relação ao gestor, mesmo no início, diz muito sobre como esse profissional se portará quando - se houver a oportunidade - ocupar um cargo similar. O importante é sempre tentar fazer este relacionamento funcionar, contornando os detalhes pessoais e problemas que possam aparecer na trajetória. Às vezes, mesmo com esforços, pode acontecer de simplesmente não dar certo. Mas antes de dar o veredito final, é preciso tentar.

Texto de Tati Abrão

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(08.03.10)


Para quem quer entender um pouco mais sobre como a geração Y se porta no mercado de trabalho, seus objetivos e desejos profissionais, além das diferenças comportamentais em relação às gerações anteriores,  nós do "Quem quer ser trainee?" indicamos o e-book criado pelo LAB SSJ, disponível clicando AQUI.

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(06.03.10)


O Programa

O Programa Trainee tem duração de 1 ano e meio, sendo composto por estágios em lojas e nas áreas de atuação para conhecer o negócio e treinamentos técnicos e comportamentais. Atuação do programa é realizada em São Paulo.

Áreas de atuação:

- Compras (Vestuário e Lar Têxtil)
- Logística
- Produtos Financeiros
- Planejamento Comercial
- Tecnologia da Informação

Pré-requisitos

- Estudantes do último ano ou recém formados, entre Dezembro/2007 e Dezembro/2009 nos cursos: Administração, Engenharia (Computação, Produção, Software), Estatística, Publicidade e Propaganda, Economia, Logística, Ciências Contábeis e Informática.
- Inglês Intermediário
- Bons conhecimentos no pacote Office

Salários e Benefícios

Não informado

Etapas do Processo

Não informado

Perfil da Empresa

Há mais de 100 anos a Pernambucanas está ao lado da família brasileira. Sempre com o objetivo de atender as suas necessidades e desejos oferecemos uma ampla variedade de produtos e serviços. Moda, eletrodomésticos, cama, mesa e banho, utilidades, eletroeletrônicos, tapetes, cortinas e muito mais. Tudo feito com qualidade e muito bom gosto.

Fonte: http://www.pernambucanas.com.br

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(05.03.10)

Inscrições até 15/04 21/04 pelo link: http://www.focotalentos.com.br/kpmg2010

O Programa

Se você é um talento, estudante com formação até julho de 2013 ou formado há 2 anos, nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Atuariais, Ciências Econômicas, Engenharia, Direito e cursos relacionados a Tecnologia e Informática, venha fazer parte da nossa equipe!

Pré-requisitos

- Formação até Julho/2013 ou até 2 anos de formado nas áreas: Ciências Contábeis, Administração, Ciências Econômicas, Direito, Engenharia de Produção, Ciências Atuariais, Ciências da Computação, Sistemas da Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil, Tecnologia da Informação e Estatística.
- Disponibilidade para morar em Belo Horizonte, Curitiba, Joinville, Recife, Salvador, Brasília, Fortaleza, Manaus, Ribeirão Preto, São Carlos, Campinas, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, dependendo da área de atuação.

Salários e Benefícios

Não informado

Etapas do Processo

Não informado

Perfil da Empresa

A KPMG International vem, ao longo de sua história, auxiliando empresas em todo o mundo a implementar padrões contábeis de forma eficaz, atividade que se intensificou nos dois últimos anos, considerando-se que as demonstrações financeiras do exercício 2005 de aproximadamente 7 mil companhias da Europa, Austrália e África do Sul atenderam às normas contábeis internacionais - International Financial Reporting Standards (IFRS). Um dos propósitos desse conjunto de normas é alinhar em diferentes mercados os registros contábeis de transações semelhantes.

Um dos nossos diferenciais é o Programa de Global Opportunities destinado a trainees, que promove o intercâmbio entre profissionais das diversas firmas-membro, como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Holanda, Hong Kong, China, Japão, Austrália e Brasil. Além de uma experiência internacional, o Programa permite que você entenda com maior profundidade a estrutura, os valores e os serviços da KPMG.

Missão:

"Transformamos conhecimento em valor para benefício de nossos clientes, de nosso pessoal e do mercado de capitais."

Áreas de atuação:

Mais informações aqui: http://www.focotalentos.com.br/kpmg2010/

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(02.03.10)


Inscrições até 31/03 pelo link: http://www5.vagas.com.br/PagVagaDirSS.asp?v=232782

O Programa

O Programa Trainee A.R.G 2010 busca desenvolver talentos com formação, qualificação e perfil diferenciados, para assumirem, a médio prazo, posições em cargos estratégicos da organização, de forma a contribuírem efetivamente no atingimento e superação dos resultados organizacionais e o consequente crescimento e perpetuação da empresa. O programa terá duração entre 06 a 09 meses, nos quais será desenvolvido um conjunto de atividades de integração e treinamento planejado.

Pré-requisitos

- Formação superior concluída ou em conclusão entre 07/2007 e 07/2010, em Engenharia Civil, Engenharia Mecânica/Industrial Mecânica/ênfase em Mecatrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção (exclusivamente Produção Civil), Administração de Empresas, Ciências Contábeis/Contabilidade, Ciências Econômicas/Economia. Não serão aceitas inscrições de candidatos de cursos de Engenharia de Produção generalista (sem ênfase) ou com qualquer ênfase que não seja "civil". Será solicitado comprovante oficial de curso (engenharia de produção) e ênfase (civil);
- Domínio de informática (Pacote MS Office, Navegação Internet, AutoCAD desejável);
- Inglês Fluente;
- Conhecimento de Espanhol será um diferencial;
- Disponibilidade para se deslocar/residir entre qualquer uma das obras atuais da A.R.G. na África, durante o programa.

Salários e Benefícios

O salário inicial de admissão dos Trainees será definido conforme a graduação, acima dos valores do mercado.

Etapas do Processo

- Etapa 1: Inscrições;
- Etapa 2: Prova de Inglês e Raciocínio Lógico on-line;
- Etapa 3: Dinâmica de Grupo de Triagem – Redação em português e Testes de Avaliação de Potencial;
- Etapa 4: Entrevista Individual – Redação e Prova Oral em Inglês;
- Etapa 5: Dinâmica de Grupo/Painel com participação dos Gestores da A.R.G.;
- Etapa 6: Entrevista com Gestores e Diretoria da A.R.G.;
- Etapa 7: Exames Médicos;
- Etapa 8: Admissão - 1ª. quinzena de julho/2010.

Perfil da Empresa

A A.R.G. Ltda., empresa multinacional do ramo da construção pesada, fundada em Minas Gerais em 1978, atua em todo o Brasil e Exterior, nos segmentos de obras rodoviárias, portuárias, ferroviárias, metroviárias, instalações petrolíferas/petroquímicas, pontes e viadutos, usinas hidrelétricas, túneis, aeroportos, gasodutos, oleodutos, saneamento, instalações industriais, mineração, irrigação e dragagens.

O crescimento médio anual da A.R.G., nos últimos cinco anos, é um dos recordes na engenharia pesada nacional. Sua visão estratégica está baseada na modernização de sua gestão e no crescimento sustentado de seus negócios no Brasil e no Exterior, suportada pelo seu espírito empreendedor, sua competência técnica e gerencial, de forma a gerar satisfação de seus clientes.

Qualidade na A.R.G. significa a total conformidade dos seus produtos e serviços aos seus clientes internos e externos. A A.R.G. é certificada pelas IS0 9001 e 14.001 e OSHAS 18.001 - pelo BVQI, atestando a alta qualidade de seus serviços, possuindo também o certificado PBQP-H.

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(03.03.10)

COMUNICANDO: Categoria para apresentar artigos sobre carreira, geração Y, mercado de trabalho, perfil profissional, entre outros. Estes artigos poderão ser tanto de nossa autoria quanto de outros profissionais e/ou sites.


O mercado está mudando, isso é fato. Os jovens da chamada Geração Y começaram a entrar nas empresas e suas características tão marcantes tornaram-se fator fundamental para modificar as estruturas organizacionais. Entretanto, o jovem não deve esquecer que a sua entrada não significa a saída de gerações anteriores do mercado, e que ele deve se acostumar a trabalhar e conviver diariamente com pessoas diferentes.

No "manual" da Geração Y que vai se espalhando por aí, fomos classificados com muitos defeitos e qualidades. E são os defeitos que ficam em maior evidência. Nós, jovens dessa  geração, somos insubordinados, egoístas e prepotentes. Não respeitamos hierarquia, somos impacientes, queremos tudo muito rápido. Confesso que não gosto da generalização com que somos rotulados, mas sei que muitas características realmente existem - com maior ou menor intensidade, dependendo da forma como fomos educados em casa, na escola e na faculdade.

E como adaptar essas características ao mercado de trabalho? Conforme entramos nas empresas, nos deparamos com pessoas de gerações diferentes. Nós, que nos acostumamos a trabalhar em equipe na faculdade, com pessoas da nossa idade, com pensamentos similares, de repente precisamos conviver com chefes, supervisores e colegas com conceitos e hábitos diferentes.

O choque de gerações pode ser grande, mas se estivermos dispostos, podemos torná-lo menos traumático. A nossa geração é a primeira que está sendo tão intensamente estudada, rotulada, criticada e desejada pelas empresas. Com isso, nós mesmos estamos nos conhecendo um pouco melhor, podemos nos autocriticar e avaliar de que forma podemos facilitar essa convivência que tende a ser tão difícil.

Não devemos esquecer que todos possuem particularidades. Não basta entender a geração à qual uma pessoa faz parte, é preciso entender a própria pessoa. Nem todos da geração Y são insubordinados e querem somente ascenção rápida e dinheiro, assim como nem todos da geração dos Baby Boomers são atrasados digitalmente e não conseguem aprender sobre novas tecnologias.

Se soubermos conviver e, principalmente, respeitar as diferenças entre gerações, podemos criar um ambiente onde a troca de informações e conhecimento torna-se um grande aliado à empresa. Afinal, gerações à parte, todos temos muito a aprender, mas também temos muito a acrescentar, não é mesmo?

Texto de Mari Medeiros

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(02.03.10)
Inscrições até 22/03 pelo link: http://www.fidens.com.br/trainee/2010

O Programa

O programa tem como objetivo formar profissionais para ocuparem posições estratégicas da empresa, e que possam dar suporte ao seu crescimento sustentado, além de proporcionar o conhecimento das atribuições da função e do funcionamento das demais áreas da empresa, da sua visão, missão e valores.

Tempo determinado: o programa tem duração prevista de 12 meses, entre a contratação e a avaliação final.

Acompanhamento: cada etapa do programa será acompanhada pelo setor de Treinamento e Desenvolvimento da FIDENS, além de contar com um tutor, que irá assessorar o trainee no desenvolvimento e aproveitamento das suas atividades.

Avaliações periódicas: os trainees serão avaliados em cada etapa do processo, segundo critérios de aprendizado, empenho e comportamento, além de passarem por avaliações gerais periódicas.

Pré-requisitos

- Homens e mulheres com até 30 anos, graduados há, no máximo, dois anos, nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica.
- Conhecimento do pacote Office e MS Project. Bom aproveitamento e/ou destaque no curso.
- Inglês e/ou espanhol intermediário (mínimo).
- IMPRESCINDÍVEL: disponibilidade para viagens/residência temporária em outras regiões do Brasil ou exterior.

Salários e Benefícios

- Engenheiros: 8,5 salários mínimos (R$ 4.335,00) e demais benefícios FIDENS pagos na localidade do treinamento.
- Administradores, contadores e economistas: 5 salários mínimos (R$ 2.550,00) e demais benefícios FIDENS pagos na localidade do treinamento.

Etapas do Processo

- O processo seletivo acontecerá em Belo Horizonte - MG e em São Paulo - SP (de acordo com demanda). As despesas pessoais durante o processo seletivo serão de responsabilidade dos candidatos.
- Avaliação de currículo
- Testes on-line (inglês, português e lógica / matemática): 20 a 31/março
- Dinâmicas de grupo: 12 a 16/abril
- Entrevista com RH
- Entrevista técnica
- Testes admissionais (competências, raciocínio, entrevista psicológica): 26/abril a 5/maio
- Início: segunda quinzena de Maio/2010.

Perfil da Empresa

A empresa nasceu em 1968, com a fundação da TERCAM. Iniciou a sua atuação como prestadora de serviços para o setor de mineração, entrando, em seguida, no mercado de construção pesada. Em 2003 foi criada a TCM Engenharia, sucessora da TERCAM, que a partir de 2005 passa a se chamar FIDENS. Ao longo de quase quatro décadas a empresa vem construindo uma sólida reputação no mercado.

Para a FIDENS, relacionamentos baseados em confiança são o alicerce de construção de todas as suas obras. A FIDENS é uma empresa comprometida em proporcionar resultados aos seus clientes, a partir de uma equipe altamente capacitada, com flexibilidade para trabalhar em qualquer parte do país, e sempre buscando inovação tecnológica para realizar um trabalho de excelência.

Visão:

A FIDENS é uma empresa que busca uma posição consolidada no Brasil, nos mercados de construção pesada, mineração e concessões, e aspiração ao mercado internacional. Será reconhecida pela excelência nas suas realizações e pela sua contribuição decisiva na construção de uma infraestrutura sólida e uma economia sustentável.

Missão:

Realizar projetos eficazes e eficientes que surpreendam positivamente o cliente, desenvolvidos por uma equipe comprometida e valorizada, com acesso à tecnologia de ponta e o suporte de uma sólida estrutura financeira.

Fonte: http://www.fidens.com.br

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(02.03.10)


Inscrições até 10/03, enviando currículo para o e-mail: rh@usinasaojose.com.br. No local destinado ao assunto deverá ser escrito “Trainee USJ-2010”.

O Programa

Estão abertas as inscrições para o Programa de Trainee da Usina São José, que oferece vagas de trabalho no município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife (PE).

Pré-requisitos

- Profissionais formados há até 2 anos em: Administração, Agronomia, Engenharia Elétrica, Mecânica e Química (há preferência por pós-graduados);
- Poder de liderança;
- Capacidade de planejamento, controle e organização;
- Orientação para resultados, iniciativa, criatividade;
- Capacidade para realizar e construir relacionamentos;
- Facilidade de comunicação;
- Domínio do pacote Office, especialmente do Excel;
- Domínio do idioma inglês.

Salário e Benefícios

Os selecionados receberão vencimentos no valor bruto de R$ 1.960,00, reajustados a cada módulo do programa, conforme o desempenho.

Etapas do Processo

Não informado.

Perfil da Empresa

A Usina São José possui capacidade de esmagar 1.200.000 toneladas de cana, com produção superior a 2.600.000 sacos de açúcar e de 17.000.000 de litros de álcool por ano. Possui um dos maiores rendimentos industriais do Pernambuco, além de uma administração calcada na valorização do seu capital humano e na sua responsabilidade social.

A Usina São José se destaca no quesito meio ambiente. A Central de Resíduos, criada no início de 2005, tem como objetivo a reciclagem de todos os materiais: pneus usados, óleos das máquinas, baterias etc. Todo esse material é entregue às companhias que trabalham com objetos reciclados.

Em 2001, a Usina São José criou, com o apoio científico do Refúgio Ecológico Charles Darwin, o Parque Ecológico São José, uma área de 7 mil hectares de Mata Atlântica, tornando-se o maior bolsão desse tipo de vegetação do litoral de Pernambuco. O parque promove a preservação da mata e de espécies nativas.

Missão

- Produção de açúcar e álcool com qualidade, garantindo a satisfação de clientes e consumidores;
- Desenvolvimento próprio visando a posição de destaque no mercado sucroalcooleiro;
- Foco na qualidade e produtividade;
- Utilização de recursos tecnológicos de ultima geração através de pessoas motivadas e capacitadas;

Valores

- Respeito aos valores éticos;
- Preservação do meio-ambiente;
- Responsabilidade social;
- União e trabalho em equipe;
- Tradição e Inovação;
- Respeito ao ser humano;
- Verdade no relacionamento com fornecedores.

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(02.03.10)

COMPARTILHANDO: Categoria para compartilhar experiências de jovens profissionais, como participação em processos seletivos, comportamento no ambiente de trabalho, comentários sobre entrevistas de emprego, etc. As experiências serão relatadas através de pseudônimos para não expor os protagonistas das histórias. Portanto, nossos personagens serão sempre o João e a Maria. :)

Hoje é a vez do João compartilhar uma de suas experiências em processos seletivos, e ele escolheu contar um pouco sobre o processo d'O Boticário.

Assim como todos possuem suas "queridinhas" (empresas que, dentre tantas que oferecem processos de trainee, se destacam na preferência de cada um), pode-se dizer, sem dúvida, que O Boticário era a principal "queridinha" do João (deste João, pelo menos).

Após passar na triagem dos currículos e nas provas on-line, foi chamado para a primeira dinâmica. Logo no início, foram apresentados os valores d'O Boticário e as avaliadoras deixaram claro que a dinâmica seria bastante tranquila. Isso deixou João mais calmo, pois, apesar de se considerar um bom líder, o comportamento agressivo e exageradamente competitivo em dinâmicas não é uma de suas características.


A primeira atividade foi uma apresentação pessoal, que não deveria passar de 5 minutos, tentando abordar o seu passado, presente e futuro nos quesitos pessoal e profissional. João já havia praticado em casa o que diria caso houvesse uma apresentação deste tipo, mas utilizou o tempo fornecido para estruturar melhor suas ideias dentro do que foi solicitado.

Quando foram solicitados voluntários, João esperou um pouco para se apresentar. Quando o fez, tentou ser objetivo e não ultrapassar o tempo estipulado, sem esquecer de comentar as características e fatos importantes que havia preparado. Achou que se saiu bem, pois as avaliadoras se interessaram e lhe fizeram perguntas sobre o que havia dito. Depois, um breve case foi entregue para que, em grupos, fossem apresentadas soluções. Essa parte da dinâmica foi tranquila, João e os membros do seu grupo fluíram bem e apresentaram uma boa solução ao problema. Por fim, uma redação individual foi solicitada, em letras de forma (o que acaba tomando parte do tempo), sobre um tema bastante atual.

Alguns dias depois, chegou o esperado email de convocação para o Painel, que seria realizado na própria sede da empresa em São José dos Pinhais (PR). João, que ingressou nos processos de trainee pela primeira vez naquele ano, nunca havia participado de um painel. Leu o que pôde sobre essas etapas na internet, mas não se sentia muito bem preparado.

Chegando lá, apenas uma das avaliadoras estava novamente presente, acompanhada pelos quatro gestores da área escolhida por João. Após uma atividade quebra-gelo, para sua surpresa, foi pedido novamente uma apresentação pessoal de cada candidato. Como João achou que isso não seria pedido no Painel, acabou não se preparando como fez para a etapa anterior. Quando a avaliadora pediu volutários, houve um silêncio constrangedor. Os candidatos trocaram olhares, mas ninguém se ofereceu. Talvez por já estar um pouco nervoso, talvez por se sentir incomodado com aquele silêncio, João se ofereceu. Isso normalmente é bem-visto, não é mesmo? Tomar a iniciativa é algo bom. Mas João não estava muito bem preparado. Falou bem, mas faltou conteúdo. Assim que se sentou, sentiu que não passaria para a próxima fase. E assim que os outros candidatos foram falando, foi percebendo quanta coisa deixou de falar, de enfatizar. Mas resolveu não desistir. Levantou a cabeça para a próxima etapa do Painel, um case bem extenso sobre uma nova linha de produtos. Os candidatos foram divididos em dois grupos. Ao começar a conversar com seus colegas de equipe, viu que as ideias não batiam. João acreditava que a direção que o grupo estava tomando para o case era equivocada. Falou sua opinião uma vez, mas não foi acatada. E João não se fez ouvir, um erro gravíssimo. Aceitou a ideia apresentada e fez sua parte, continuando a ajudar a equipe. Quando a solução criada para o case foi apresentada, os gestores da área contestaram erros grandes no projeto. Exatamente os mesmos apontados por João anteriormente. Os membros da equipe olharam para ele levemente constrangidos, mas deram aos gestores a mesma justificativa dada anteriormente a João. Passou por sua cabeça comentar que tinha contestado as mesmas coisas mas que foi ignorado, porém achou que seria anti-ético e que poderia parecer que não sabia trabalhar em equipe, o que não era verdade. Saiu dali triste, cabisbaixo, já prevendo o email de rejeição que recebeu na semana seguinte.

A lição? Não é apenas uma, são várias. Não deixar que a confiança de ter ido bem em alguma etapa do processo seja tão grande a ponto de acreditar que uma boa preparação para a próxima seja desnecessária. Pesquisar o máximo possível sobre a empresa e os gestores da sua área de interesse. Quando estiver trabalhando em equipe nas dinâmicas, se tiver certeza de alguma coisa, se fazer ouvir, mesmo que seja contestado depois, ou que tenha que adaptar suas ideias. E sempre estar em processo de auto-avaliação, se lembrando constantemente de características positivas, situações profissionais, situações pessoais e outros fatores que podem vir a calhar em qualquer etapa de um processo seletivo.

Estar sempre preparado talvez seja a diferença entre o candidato escolhido e o dispensado.

* A seção Compartilhando pode ficar muito mais completa se você nos ajudar a construí-la! Situações engraçadas, de aprendizado ou que possam ajudar nos processos futuros são muito benvindas. Trocando ideias e compartilhando experiências podemos corrigir erros ou simplesmente dar boas risadas! Envie sua história para quemquersertrainee@gmail.com e faça parte desse projeto.

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(01.03.10)

As inscrições para o Programa de Trainees Coca-Cola FEMSA 2010 terminam em 04/03

E para que os candidatos a uma vaga na empresa (e não-candidatos também!) conheçam um pouco mais sobre a história da Coca-Cola FEMSA Brasil e seus produtos, foi criado um divertido quiz!

Com o chamariz "Qual slogan melhor define seu perfil profissional?", o quiz consiste em responder a algumas perguntas e descobrir qual frase marcante tem mais a ver com você e seu perfil profissional. Entre uma pergunta e outra, o site vai contando um pouco da história da Coca-Cola FEMSA no Brasil.

Acessem em http://www.traineecocacolafemsa.com.br e não esqueçam de se inscrever para o Programa de Trainee Coca-Cola FEMSA clicando aqui!

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